Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Concorrência perfeita: É um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode, por si só,influenciar o mercado. O conjunto das empresas é quem determina a oferta de mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio. Independentemente da quantidade que uma empresa produz,essa empresa terá obrigatoriamente que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado.

2- Cartel: Um cartel consiste numa organização de empresas independentes entre si, que produzem omesmo tipo de bens e que se associam para elevar os preços de venda e limitar a produção. criando assim uma situação semelhante a um monopólio (no sentido em que as empresas cartelizadas funcionam comouma única empresa). Este tipo de acordos podem concretizar-se pela fixação conjunta dos preços de venda, pela divisão do mercado entre si ou pela fixação de quotas de produção para cada uma dasempresas participantes.


3- Truste: fusão empresas do mesmo setor dominar o mercosul
Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Surge umanova empresa com poder maior de influência sobre o mercado. Geralmente tais organizações formam monopólios. Os trustes surgiram em 1882 nos EUA, e o temor de que adquirissem poder muito grande eimpusessem monopólios muito extensos fez com que logo fossem adotadas leis antitrustes, como a Lei Sherman, aprovada pelos norte-americanos em 1890.

4- Holding/Conglomerado  “Empresas de setoresdiferentes”  Dominar mercado
Forma de organização de empresas que surge depois de os trustes serem postos na ilegalidade. Consiste no agrupamento de grandes sociedades anônimas. Sociedade anônima é umadesignação dada às empresas que abrem seu capital e emitem ações que são negociadas em bolsa de valores. Neste caso, a maioria das ações de cada uma delas é controlada por uma única empresa, a...
tracking img