Crie sua startup de ti e atraia investidores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crie sua Startup de TI e atraia Investidores
Este post tem o objetivo de orientar o empreendedor no processo de criação de sua Startup de TI, entender os tipos de fundos para captação de recursos e como atrair esses investidores.

A Idéia
O processo de criação de uma Startup sempre começa pela idéia. Lembre-se que quanto mais simples sua idéia for mais chances ela tem de ser bem sucedida,uma vez que idéias simples envolvem custos mais baixos. Compartilhe sua idéia com pessoas mais próximas, amigos e familiares. É importante nesse momento estar aberto para ouvir sugestões, críticas e reformular a idéia caso seja necessário e também manter a confidencialidade de sua idéia.
A Equipe
Com a idéia consolidada e validada por algumas pessoas de confiança, é hora de procurar apoio paracolocá-la em prática. Em alguns casos há necessidade de complementar as habilidades do fundador para conduzir a empresa e, portanto a busca por sócios.
Lembre-se que está fase não é obrigatória, mas se mesmo assim houver a necessidade de um sócio para a empresa leve em consideração os seguintes aspectos: compatibilidade de interesses e valores, habilidades complementares, trabalho em equipe,respeito, transparência e amor pelo negócio.
É muito importante se certificar que a equipe (sócio/fundador) está comprometida, pois a saída de um sócio pode acabar com qualquer chance de acordo durante um processo de negociação com investidores.
CLT X Empresário
Nesse momento é necessário avaliar a permanência do empreendedor em um emprego fixo e simultaneamente trabalhar na Startup ou se dedicarexclusivamente ao seu negócio. Caso opte por permanecer no emprego atual certifique-se das cláusulas no contrato de trabalho e não utilize sob nenhuma hipótese os recursos da sua empresa atual para desenvolver sua Startup, pois a principal preocupação é com relação a processos de propriedade intelectual. É aconselhável estar focado 100% em seu negócio antes de elaborar o Plano de negócios,entretanto não há certo ou errado, avalie as opções e tome sua decisão.
Atraindo talentos
Para conseguir atrair talentos vale destacar os diferenciais de se trabalhar em uma Startup, ao invés de uma empresa convencional como, por exemplo, a flexibilidade, normalmente não há hierarquia, oportunidades de desenvolvimento rápido de carreira, menos burocracia e ambiente descontraído. Muitas Startupsinovam na forma de remunerar seus funcionários chegando até a distribuir ações para seus funcionários por metas alcançadas.
O objetivo principal é descobrir quais são os talentos necessários para a Startup e descobrir formas de atraí-los. Lembre-se: os investidores começam lendo um Plano de Negócios pelo Sumário Executivo e em seguida, se houver interesse pela idéia, vão para a seção “Equipe”.Entendendo os Tipos de Fundos / Investidores
Novos empreendimentos, quando não auto-financiados, geralmente captam recursos junto a investidores que estão estruturados para apostar em negócios em fase de desenvolvimento, e, portanto sujeitos a um nível de risco bastante elevado. Antes de desenvolver seu Plano de Negócios é indispensável conhecer quem serão os futuros investidores e suasparticularidades:
Angel Investors | Venture Capitalists |
São os que entram em geral nos estágios mais iniciais do desenvolvimento de um negócio, aportando o chamado “seed money” ou capital semente, que viabiliza até mesmo a formatação da oportunidade em um negócio que possa buscar novas rodadas de aporte para seu desenvolvimento. O “angel” é assim chamado por sua disposição de investir muitas vezesem idéias e projetos promissores mas que ainda não estão suficientemente bem estruturados para serem considerados negócios. Muitas vezes são pessoas físicas, mas existem também fundos que atuam neste estágio (exemplo brasileiro: fundo de capital semente Novarum). O horizonte típico de tempo que um “angel” aceita para permanecer em um negócio é de 3 a 5 anos, dependendo do momento de sua entrada....
tracking img