Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia

1) Quando o governo compra títulos da dívida pública no mercado, o que acontece com a liquidez da economia? (0,5 ponto)
Aumenta a liquidez na economia, pois assim o Governa “injeta” dinheiro, “tirando” os títulos do mercado. Com maior oferta de moeda (ativo líquido) no mercado, ocorre uma expansão dos meios de pagamento.

2) Quais as conseqüências de um encaixe compulsório dosbancos comerciais determinado pelo BACEN? (0,5 ponto)
Quando aumenta a taxa de depósito compulsório, mais recursos ficam retidos nos bancos e com isso, reduz a liquidez da economia. Quando reduz essa taxa, mais recursos ficam disponíveis para empréstimo e com isso aumenta a liquidez da economia e, conseqüentemente, há o aquecimento dessa economia.
Por isso o governo pode usar o depósitocompulsório como estratégia de política monetária.

3) O que acontece com a oferta monetária e com os juros quando o Banco Central vende títulos no mercado aberto? (0,5 ponto)
Quando o Banco Central vende títulos, ele acaba tirando moeda de circulação e com isso a oferta monetária é reduzida. Com a redução do volume de moeda em circulação, o recurso para empréstimo acaba ficando escasso e,conseqüentemente, a taxa de juros sobe, uma vez que está faltando recurso. Por isso, a venda de títulos também é uma estratégia usada pelo governo para aquecer e desaquecer a economia.


4) Quais os elementos que o governo pode adotar para adotar uma política monetária contracionista? E para adotar uma política expansionista? (0,5 ponto)
-Política Contracionista: Aumentar a taxa de depósitocompulsório; Lançar títulos públicos, pelo aumento da taxa SELIC;
Aumento da taxa de redesconto;
-Política Expansionista: São as medidas contrárias às citadas acima (política contracionista).

5) Quando as despesas do governo são maiores do que as receitas, como o governo poderá resolver esse problema? Como funciona cada modalidade e quais as conseqüências para o país? (0,5 ponto)
O governopoderá resolver os problemas de déficit público por meio de uma ou mais de uma ação simultânea, sejam elas:
-Endividamento interno: que é o mesmo que dívida interna; ou seja, a parte da dívida pública da soma dos débitos, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos por um governo com entidades financeiras em seu próprio país.; Venda de títulos do governo no mercado interno; Isso ocasionauma retração no consumo e na produção em virtude das altas taxas de juros. Dessa forma acaba afetando o emprego, podendo elevar o nível do desemprego.
-Endividamento externo: que é a dívida externa; ou seja, o somatório dos débitos de um país, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos no exterior pelo próprio governo, através de empresas estatais ou empresas privadas. Esses recursospodem ser oriundos de governos, entidades financeiras internacionais como o FMI, Banco Mundial, etc. Mas, esses recursos, também podem ser provenientes de bancos ou empresas privadas. No endividamento externo são altas as taxas de juros.
-Moratória: é o atraso no pagamento de dívida externa. Quando um país pede moratória a sua imagem é afetada no mercado internacional. O risco-país aumenta e háuma forte tendência de saída do capital estrangeiro investido no país. É difícil para um país em moratória atrair investimentos externos. Muitos só conseguem através do oferecimento de taxas de juros muito altas que compensem o risco.
-Emissão de moedas: Esta modalidade depende da política econômica do governo e está condicionada ao crescimento da economia. Quanto maior a emissão, maior tem queser a produção, podendo gerar inflação. Agora se for menor a emissão, podemos ter uma crise financeira generalizada.
6) Apresente as principais funções da moeda. (0,5 ponto)
É um meio de troca, pois viabiliza a ocorrência da troca; Serve como unidade de medida (ao estabelecer preços de bens e serviços); Funciona como reserva de valor ( pois possui a propriedade de guardar o poder de...
tracking img