Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado Financeiro
é o mercado onde os recursos excedentes da economia (poupança) são direcionados para o financiamento de empresas e de novos projetos (investimentos).
No mercado financeiro tradicional, o dinheiro depositado em bancos por poupadores é utilizado pelas instituições financeiras para financiar alguns setores da economia que precisam de recursos.
Por essa intermediação, osbancos cobram do tomador do empréstimo (no caso as empresas) uma taxa - spread -, a título de remuneração, para cobrir seus custos operacionais e o risco da operação. Quanto maior for o risco de o banco não receber de volta o dinheiro, maior será a spread.

O QUE É O MERCADO MONETÁRIO?
O mercado monetário – Money Market – é onde ocorrem as captações de recursos à vista, no curtíssimo e no curtoprazo(...)

(..) Ele é constituído pelas instituições do mercado financeiro, com excedentes monetários, interessadas em emprestar seus recursos em troca de uma taxa de juros(...)

Conjunto formado por bancos comerciais e empresas financeiras de crédito que também participam do mercado de capitais. A diferença é que operam no curto ou curtíssimo prazo

3.3 O mercado de crédito

Até aqui,associava-se o sistema financeiro à transferência de recursos de emprestadores para investidores, sendo a remuneração dos emprestadores dada pelo resultado da atividade econômica. Assim colocado, este processo exibe características de coerência e viabilidade típicas do mercado de crédito à produção. Existe também um outro tipo de transferência de poupança: é a que se dá entre emprestadores econsumidores, constituindo o mercado de crédito ao consumidor. Tal mercado propicia que, pelo menos temporariamente, indivíduos consumam mais que sua renda. Mesmo nestes casos, indiretamente, o sistema financeiro está viabilizando a produção que se beneficia da regularização do fluxo ou da oportunidade de consumo. É o caso dos bens de consumo duráveis (desde geladeiras até automóveis) e dos imóveisresidenciais cujos compradores, por vezes temerariamente, confiam em rendas futuras para satisfazer necessidades ou impulsos presentes.
Para a captação de recursos destinados às operações de crédito, o sistema financeiro conta com uma diversidade de instrumentos e títulos de crédito, dos quais serão abordados apenas os mais importantes, a caderneta de poupança e o certificado de depósito bancário.A caderneta de poupança destina-se à captação da pequena poupança popular (ainda que tenha havido inúmeras distorções) e seus recursos direcionam-se prioritariamente para o financiamento da habitação. Diz-se que a caderneta de poupança é aplicação popular porque tem determinado nível de garantia governamental e rende igualmente para quaisquer volumes de aplicação. Seus rendimentos são mensais combase na data do depósito e calculados pela TR (taxa referencial do período divulgada pelo Banco Central) mais um percentual fixo de juros de 0,5% ao mês. A expressão "mais juros de..." leva freqüentemente a enganos. Na realidade, não se somam os juros à TR, mas se aplicam os juros sobre o percentual da TR. Por exemplo, se a TR do período foi de 2%, faz-se o cálculo por fatores (1+i), ou seja, acaderneta de poupança renderá o fator (1+0,02) x (1+0,005) = 1,0251, o que equivale a 2,51% ao mês. [(1,0251-1) x 100].
O certificado de depósito bancário - CDB é o principal título utilizado por bancos comerciais e bancos de investimentos para a captação de recursos destinados às diversas linhas de crédito pessoal e empresarial. Os inúmeros fundos de investimentos de renda fixa existentesatualmente no mercado (os FIF e os FAQ, ainda que comercialmente possam ter diferentes denominações) são aplicações em condomínio e que aplicam, basicamente, em títulos do governo (vide item 2.3.5.) e em títulos privados, como os CDB. Os rendimentos dos CDB podem ser pós-fixados com base na TR ou pré-fixados e referem-se a uma taxa efetiva ao ano, embora a instituição captadora possa transformar em...
tracking img