Resenha de matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha de matemática

Piaget compreendeu dois tipos de conhecimento: o conhecimento físico e o lógico-matemático.
A cor e o peso de uma bola é um exemplo de propriedade física, que estão narealidade externa do objeto e podem ser observados. A percepção de que esta bola cairá se soltarmos ao ar é um exemplo de conhecimento físico.
Já se nós mostrarmos duas bolas com cores diferentes a umacriança, ao notar esta diferença (de cores) ela estará demonstrando um exemplo de conhecimento lógico-matemático. Esta diferença é uma relação criada mentalmente e só pode ser feita por cada indivíduo.A construção do conhecimento lógico-matemático é alcançado, por uma criança, com a coordenação das relações simples que a mesma tenha anteriormente criado entre os objetos, pois a fonte doconhecimento lógico-matemático é interna ao indivíduo. Ao contrário do conhecimento físico que é parcialmente externa ao indivíduo.
Piaget usou o termo abstração empírica (ou simples). Para a abstração donúmero, ele usou o termo abstração reflexiva.”
Quando uma criança focaliza certa propriedade de um objeto e ignoram outras ela está fazendo uma abstração empírica. Já se a criança faz relações entre osobjetos ela estará fazendo uma abstração reflexiva, que é uma construção feita pela mente, que vai além da simples representação de algo já existente no objeto.
Apesar desta distinção entre a abstraçãoempírica e a abstração reflexiva, Piaget afirma que no âmbito da realidade psicológica da criança uma abstração não existe sem a outra.
Pois para que uma criança possa construir a relação diferenteela precisa observar propriedades de diferença entre os objetos. E também para construir o conhecimento físico ela necessita de um sistema de referência lógico-matemático que lhe permita relacionarnovas observações com um conhecimento já existente.
A criança elabora por abstração reflexiva dois tipos de relações entre os objetos para chegar ao número: uma é a ordem e a outra é a inclusão...
tracking img