Cosmeticos organicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cosméticos orgânicos têm poucos concorrentes
25.05.2008


Os ingredientes orgânicos são difíceis de encontrar, e elevam o preço dos cosméticos em 30% com relação ao produto tradicional

Uma empresária percebeu o interesse do consumidor por produtos naturais, e saiu na frente. Geysa Belém lançou uma linha de cosméticos só com ingredientes orgânicos - produzidos sem o uso de produtosquímicos. São xampus, cremes, sabonetes, hidratantes, entre outros. A matéria-prima vem da Amazônia.
“Manteiga de cupuaçu, que é super hidratante, o óleo de andiroba, que é muito utilizado como cicatrizante pelos índios, temos castanha do Brasil, o Brasil Nut, que é um produto de grande poder hidratante. A nossa Amazônia é riquíssima em produtos, em ingredientes, que vão fazer um diferencial para oconsumidor”, conta a empresária Geysa Belém.
A fábrica existe desde 1994. Em 2004, a empresária apostou na linha com ingredientes orgânicos. Desde então, as vendas aumentam 30% todo ano. Hoje, a produção é de 20 mil unidades de cosméticos por mês.
A empresária desenvolve os cosméticos num laboratório. É a parte mais difícil. Ela demora dois anos para lançar uma linha de produtos. E chega a fazer50 amostras de cada item, até chegar à fórmula certa.
Geysa é engenheira química e cuida pessoalmente dos testes. Em cada formulação, vão 14 itens. Lá, o desafio é fazer os produtos só com ingredientes naturais.
“A quantidade de ingredientes orgânicos certificados é muito limitada, então nós temos que trabalhar com o que existe hoje no mercado. Não temos referência em termos de conservantesnaturais, estamos usando isso pela primeira vez. Então toda a parte de pesquisa está sendo desenvolvida por nós”, conta Geysa.
Veja como montar uma empresa de cosméticos orgânicos. O investimento é de R$ 80 mil. Equipamentos necessários: tanque de fabricação, misturadora e envasadora. É preciso contratar um técnico para desenvolver os produtos. Segundo a empresária, boa parte do dinheiro é gasto emviagens, porque é essencial fazer muita pesquisa.
“Eu viajo duas vezes por ano para a Região Amazônica, para estar em contato com as comunidades locais, buscando inovações, matérias-primas novas. E também temos que viajar para exterior, participar de feiras internacionais, para buscar novidades, lançamentos, ver o que está acontecendo com o mercado lá fora para poder acompanhar essas tendênciasmundiais”, diz Geysa.
Outro cuidado é com as embalagens. Elas representam 30% do custo do produto. Mas, segundo a empresária, vale a pena investir na aparência porque ajuda a vender.
Ela usa fotos dos ingredientes nos frascos, peneiras de palha de palmeiras da Amazônia, e cuicas com grafismo indígena feitas pelas comunidades ribeirinhas.
“Tem que investir em embalagem porque é a primeiracoisa que chama a atenção do nosso produto para o consumidor. Então ele se identifica com aquele tipo de conceito amazônico onde vê aquela fruta na etiqueta de um xampu ou loção, e ele já se imagina utilizando um produto que veio da floresta”, acredita Geysa.
Outros empresários também viram uma oportunidade nos cosméticos orgânicos. Adriana Mendes e Edgar Ribeiro fabricam 38 itens, entre xampus,condicionadores e hidratantes. Eles também são feitos com ingredientes da Floresta Amazônica, como babaçu, cupuaçu e castanha do pará. Os empresários terceirizam toda a produção numa fábrica.
“Assim a gente tem tempo para desenvolver produtos, participar de feiras, se preocupar com o marketing”, diz a empresária Adriana Mendes.
Os empresários adotaram uma ação de marketing para tornar o produtomais atraente e vender mais. Eles mantêm uma linha natural, mas também usam corantes e aromatizantes artificiais em alguns produtos.
“É muito importante que ele sabia que ele está levando um produto que não é 100% orgânico, mas na composição ele encontra outros atrativos”, avisa Adriana.
Os ingredientes orgânicos são difíceis de encontrar, e elevam o preço dos cosméticos em 30% com relação...
tracking img