Pedagogia da autonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
Nome: Monyze Suelen de Souza
Curso: Pedagogia – EAD
Disciplina: Prática Docente – Projetos Integrados
Professora: Ana Luiza – Rita

Pedagogia da AutonomiaA temática central deste livro é a formação de professores, inserida numa reflexão sobre a prática educativo-progressista em favor da AUTONOMIA dos alunos (pois FORMAR é muito mais do quesimplesmente EDUCAR).
Paulo Freire busca fazer o educador ser mais do que um simples professor, ele fala em aprendizagem dos dois lados tanto do educador quanto do aluno e também estimula a curiosidade decada um. Fazendo assim, cada um querer saber mais e procurar a aprofundar seus conhecimentos.
Freire ainda diz que educar não é uma mera transferência de conhecimentos, mais sim conscientização etestemunho de vida. O educador que 'castra' a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, impede a capacidade do educando de aventurar-se(p.63). Aautonomia e a capacidade do educando tem que ser respeitada caso contrário, o ensino tornar-se-á "inautêntico, palavreado vazio e inoperante"(p.69).
No livro Freire quer nos mostrar que ensinar é aceitar osriscos do desafio do novo, rejeitando qualquer forma de discriminação que separe as pessoas por cor ou classe. "É preciso, indispensável mesmo, que o professor se ache repousado no saber de que apedra fundamental é a curiosidade do ser humano" (p. 96).
Escritores da Liberdade:
No filme a atriz tenta entender seus alunos a cada dia, para atraí-los no caminho do saber,e tenta ensina-los que amarginalidade não é o único caminho a ser tomado,encontra varias dificuldades no caminho, por falta de apoio. Pois no seu ambiente de trabalho existe uma dificuldade muito grande, ela tem de aprendercom seus alunos para ensiná-los, o que é muito difícil, o professor não pode só ser autoritário em sala de aula mais também tem que saber compreender para ensinar.
O filme e o livro trabalham junto...
tracking img