Resenha livro didatica da matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA
“DIDÁTICA DA MATEMÁTICA:
REFLEXÕES PSICOPEDAGÓGICAS”

Taguatinga-DF, 28 de Setembro de 2012.

Jaqueline Jubé Couto

PROJETO DE PESQUISA:

Resenha Crítica “Didática da Matemática: Reflexões Psiscopedagógicas”



Sumário

Introdução

No trabalho que será exposto a seguir, será exposta a resenha crítica dos quatro capítulos iniciais da obra “Didática da Matemática:Reflexões Psicopedagógicas” conforme solicitado, dados acerca de seus autores e sua relevância nesta área e um breve resumo da obra.

Sobre os autores


* Delia Lerner

Docente universitária, em nível de graduação e pós-graduação. Investigadora das áreas de Didática da Matemática e Didática da Língua. Autora de diversas publicações nas áreas de sua especialidade (a maioria dasquais traduzidas al português e estão publicadas pelas editoras Artes Médicas ou Ática). Coordenadora da Equipe de Língua de la Dirección de Curriculum, Dirección de Planeamiento, Secretaría de Educación de la Ciudad de Buenos Aires. Consultora do Ministério de Educação do Brasil para a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, para a avaliação do Programa do Livro Didático e para a avaliaçãodo PROFA. Consultora do Ministério de Educação de diversos países latino-americanos — em particular no Brasil, Colômbia, México, Uruguai e Venezuela- assim como na Espanha. Seu livro mais recente “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário”, foi publicado pela Artmed em 2002.

* Guy Brousseau

Guy Brousseau nasceu em 4 de fevereiro de 1933, em Taza, no Marrocos. Em 1953,começou a lecionar na região de Lot et Garonne. Casou-se com Nadine Labeque, que se tornou sua parceira de trabalho. Nos fins da década de 1960, antes de se formar em Matemática, lecionou na Universidade de Bordeaux. Atualmente, exerce na universidade a função de diretor do Laboratório de Didática das Ciências e das Tecnologias. Em 1991, tornou-se docente do Insituto Normal superior local. Recebeuo título de doutor honoris causa das universidades de Montreal, Genebra e Córdoba. Guy Brousseau é um dos pioneiros da didática da matemática, ele desenvolveu uma teoria para compreender as relações que se operam na sala de aula. Os educadores e os educandos são atores da relação ensino-aprendizagem. A Teoria das Situações Didáticas se baseia na ideia de que cada conhecimento ou saber pode serdeterminado por uma situação.

* Luís Antoni Santaló Sors 

(Girona, 9 de outubro de 1911 — Buenos Aires, 22 de novembro de 2001) foi um matemático espanhol.Graduado na Universidade Complutense de Madrid, obteve o doutorado naUniversidade de Hamburgo em 1936, orientado por Wilhelm Blaschke. Devido àGuerra Civil Espanhola imigrou para a Argentina. Estudou geometria integral e outros tópicosmatemáticos. Foi professor na Universidade Nacional do Litoral, na Universidade Nacional de La Plata e na Universidade de Buenos Aires.

* Patrícia Sadovsky

Patrícia Sadovsky é doutora em Didática da Matemática; professora da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires (UBA) e pesquisadora do Centro de Formação e Investigação no Ensino das Ciências (CEFIEC). Em suaúltima visita ao Brasil, Patrícia nos falou sobre sua área e sobre o trabalho que está desenvolvendo na Escola da Vila.

* Grecia Gálvez

Didáctica matemática que ha escrito algunos libros como Vida, números y formas, El uso del tiempo y de los libros de texto en primaria, etc.

* Roland Charnay
Nenhuma referencia encontrada.

Breve síntese da Obra

O livro “Didática daMatemática” reúne autores com formação e experiência profissional diferentes, mas que compartilham convicções e preocupações sobre a educação matemática atual e futura. Esta obra traz informações importantes sobre o tema, incluindo:
* Reflexões sobre qual é a matemática que deve ser ensinada na educação básica obrigatória;
* Aspectos relativos ao desenvolvimento da didática da matemática no...
tracking img