Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio de Aprendizagem: Economia
Tema: Fundamentos Econômicos
Custo de Oportunidade
O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios quepoderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo deoportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade
Alguns tipos de custo de oportunidade
Custo de oportunidadeescondido é o verdadeiro e camuflado custo da operação. A consciência do conceito de custo de oportunidade leva à percepção do custo camuflado em cada decisão econômica.
Devido a esse facto, hoje em dia, as grandes obras públicas já têm embutido esse tipo de custo, pois, caso contrário, haveria abertura de brecha para incluir outros benefícios inerentes à obra.
Custo de oportunidade aberto, tal comoo escondido, não leva em consideração o conceito de camuflagem ou o embutimento de custos sob as diversas máscaras contábeis.
Custo de oportunidade contábil é o planeamento do custo aberto ou camuflado na forma contábil (âmbito da Contabilidade Gerencial, segmento da Contabilidade de Custos).
Custo de oportunidade ambiental, é o máximo valor que poderia ter sido obtido pelo usufruto de umrecurso natural. Como por exemplo, o custo de oportunidade de não desmatar uma reserva de preservação ambiental para a agricultura seria o que se deixa de ganhar com a actividade renunciada.
Exemplo:
Uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novoproduto: mesas. Porm, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.
Numa cidade decide construir um hospital num terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a ergueroutras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se por exemplo a possibilidade de construir um centro desportivo, ou um estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidade, e assim por diante.
As punições previstas para as autoridades que desrespeitem a Lei autorizativa, no que se refere a aplicabilidade do custo de oportunidade, varia de paíspara país.
Curva de possibilidade de Produção
A Curva de Possibilidade de Produção também conhecida como Fronteira de Possibilidade de Produção expressa graficamente o limite máximo que uma determinada economia pode produzir através da combinação de dois recursos, por exemplo, capital e terra. Pode também ser expressa para demonstrar o quanto a economia pode produzir de dois bens e a relaçãoentre estes. Para produzir mais de uma unidade do bem A, por exemplo, é necessário abrir mão de uma determinada quantidade do bem B, essa determinada quantidade é dada pela Taxa Marginal de Substituição (TMS).

Com relação a tecnologia vale lembrar que caso haja um avanço tecnológico a possibilidade de produção da economia é expandida, logo há um deslocamento da CPP para a direita. Caso haja uma...
tracking img