Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Defina Economia. O que significam recursos escassos
R: Economia é a ciência que estuda as relações humanas denominadas econômicas, avaliáveis em moedas e tendo por fim um consumo. Na economia a escassez tem a ver com a possibilidade de qualquer recurso possa vir acabar, mesmo aqueles recursos que existem em abundancia. E a Economia vem justamente para "regular" os produtos, de acordo com asua importância e escassez.
2- Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
R: Porque caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursos seriamilimitados e por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas.
Um detalhe importante é que se não há escassez de recursos os produtos não teriam valor monetário algum. Pois a curva de oferta seria ilimitada e por isso a demanda cruzaria com ela quando o preço fosse zero.
3- O que a curva de possibilidade de produção mostra? Como podemos avaliar o rescimento econômico apartir desse conceito?
R: A curva de possibilidade de produção mostra que é um conceito teórico com o qual se ilustra como a questão da escassez impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer as suas escolhas entre alternativas de produção. E, devido à escassez de recursos, a produção total de um País tem um limite máximo, uma produção potencial ou produto de plenoemprego,onde todos os recursos disponíveis estão empregados .
4- Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o denominado fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.
R: A economia pode ser considerada uma ciência não normativa pois o estudo econômico tem por base uma abordagem positiva, que busca explicar os fatoseconômicos, avaliando suas causas e conseqüências e bem como estudando instrumentos de política econômica, sem entrar em considerações de juízo de valor na analise .
5- Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
R: Bens de Capital: Refere-se aos produtos e serviços econômicos que não suprem de forma direta a procura das necessidades humanas, que têm porfim melhorar e alargar a eficácia da produção econômica. Visam a produção de outros bens econômicos, quer de consumo, quer de capital. São exemplos, as ferramentas, máquinas, instalações, serviços de consultoria técnica e de gestão, os componentes de infra-estrutura econômica como as estradas, as telecomunicações, etc.

Bens de Consumo: Referem-se aos produtos e serviços econômicos destinados àsatisfação direta das necessidades humanas, devendo ser utilizadas ou consumidas na forma como são oferecidas no mercado. São exemplos, os produtos como vestuários, alimentos, apartamentos, serviços médicos, etc. Uma distinção interessante de fazer refere-se à duração do tempo que um bem de consumo é capaz de suprir as necessidades das pessoas, tornando-o:
Bens Intermediários: Referem-se aosprodutos e serviços econômicos destinados à transformação do processo produtivo, adquirindo a forma final de bens de consumo ou de bens de capital. Trata-se portanto, de bens que ainda não têm a forma definitiva, conferindo-lhes apenas valor potencial. São exemplos, os produtos como o aço, cal, cimento, celulose, etc.
Fatores de Produção: São recursos necessários á produção econômica, separados em 3grupos, são eles:
RECURSOS NATURAIS: Referem-se aos elementos encontrados na natureza, e possíveis de utilização para a obtenção dos bens econômicos. Por exemplo, a água, a terra cultivável, recursos minerais, cardumes de peixes nos oceanos, etc.
TRABALHO (OU MÃO-DE-OBRA): Refere-se a toda a participação de pessoas no processo da produção, quer a atividade física, quer a intelectual. Por...
tracking img