Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Para o mercantilismo, consiste no acumulo de metais, que adquire grande importância, e aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte epoderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos.
Já para os fisiocratas, a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido porleis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providencia Divina para a felicidade dos homens.

2- Adam Smith - Que defendia a desregulação. O estado deveria ser restrito a trêsfunções principais, quais sejam:
1 - Defesa da Nação.
2 - Garantir Justiça e Segurança.
3 - Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.
Principaisideias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bemestar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estareconômico.

3- Diz que quando há comércio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce porque permite que cada país se especialize na produção do bem a qualapresenta vantagens comparativas.

4- Say (1768-1832), com a Lei de Say em que a oferta cria sua própria demanda, pois a dinâmica econômica se dá sob a ordem da produção: tudo que for produzido geraráuma demanda suficiente para absorver estes produtos. A aceleração da produção irá dinamizar o processo de troca. Ao gerar mais produtos emprega mais pessoas, aumentando o nível e renda da população ecom isto o consumo aumenta (ciclo virtuoso do processo de geração de renda e de emprego).
Keynes (1883-1946) diz que o papel do Estado é fundamental para a regulação da lógica de mercado, pois...
tracking img