Hinduismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HINDUÍSMO


A RELIGIÃO QUE INCLUIU TODAS

O Hinduísmo é uma religião tão abrangente que resulta mais fácil dizer o que não é, do que o que é. Não se trata de uma religião inflexível, pois oferece amplo espaço para a liberdade de expressão. É possível aproximar-se dele sob um ponto de vista próprio, individual, e crescer nele de acordo com a própria personalidade.

Não é uma religiãoexclusivista e nem reivindica ser a única verdadeira. A menos que se esteja preparado para aceitar que Deus tenha cometido vários erros, deve-se aceitar que, se uma religião é verdadeira, todas as outras devem ser verdadeiras também. Por isso, a fé hindu, sendo um sistema de sabedoria e um guia para uma vida apropriada, não é só para hinduístas, mas também para pessoas de todos os tempos, países ereligiões. A pessoa pode ser um bom hinduísta sendo um bom cristão, um bom muçulmano, um bom comunista, um bom ser humano e mesmo um bom ateu.

Embora eu seja hinduísta de nascimento, cresci numa escola católica, e, assim, me mantenho aberto a outras escrituras e fé religiosas. Como resultado de meus antecedentes hinduístas, não sinto aversão por estar numa igreja ou mesquita. De fato, encontro amesma elevação espiritual numa igreja cristã como num templo hindu.

Não é uma religião missionária e não objetiva a conversão de fiéis. O leitor tem que se sentir livre, sem receio de que sua religião seja enfraquecida quando ficar entendida a verdadeira finalidade destas páginas. Na verdade, compreender o hinduísmo servirá para fortalecer sua própria religião e ajudar a acrescentar harmonia pararelacionar-se com outras pessoas e culturas.


AS ESCRITURAS DO HINDUÍSMO

Enquanto as escrituras de outras religiões derivam sua autoridade de um Deus pessoal, anjo ou mensageiro especial, os Vedas, que são a escritura básica do hinduísmo, não fazem tal reivindicação. "VID" significa conhecer, e os Vedas representam o conhecimento infinito, não criado, eterno. O conhecimento não pode serinventado, mas somente descoberto. A soma total do conhecimento é chamada Vedanta, que significa "verdade descoberta", verdade descoberta pelos Rishis, almas que realizaram sua clarividência e não apenas sua vidência. O Rishi não demanda propriedade ou direitos autorais por seu pensamento ou conhecimento.

Nada de novo há no universo. Só os descobrimentos parecem novos. Colombo descobriu o que jáexistia: a América. Os Rishis descobriram o sempre-existente Conhecimento. Este Conhecimento, representado pelos Vedas não é algo que deva ser aceito só porque está expresso em preto e branco em um livro. Não: o conhecimento dos Vedas pode ser experimentado por todo e qualquer ser humano por ser a Verdade. Pela experimentação pessoal pode-se verificar a eterna Verdade encerrada dentro de si mesma.Aliás, este é o desafio do hinduísmo.

A fé é, certamente, necessária, mas as asserções dos Vedas não necessitam de aceitação na forma da fé cega. Questione tal conhecimento, experimente-o e, finalmente com perseverança, vivencie-o por si mesmo. Não é forçoso ficar satisfeito com o que já está estabelecido como, por exemplo, que "a manga é doce". O hinduísmo o convida e o encoraja a ir além:morder, provar, sentir seu doce néctar escorrendo pelo seu ser, para saber por você mesmo que "a manga é doce".

Os Vedas - Rig Veda, Sama Veda, Yajur Veda e Atharva Veda - estão divididos em duas partes principais: a do trabalho ou ação, e a do conhecimento. Na parte do trabalho, estão incluídos os deveres da pessoa: deveres como estudante, homem do lar e monge. Já a parte final dos Vedas échamada Vedanta e contém as UPANISHADES - essência do conhecimento espiritual dos Vedas.

À semelhança das outras religiões, o hinduísmo possui muitas escolas com várias interpretações das escrituras. Porém, qualquer seita que reivindique ser parte do hinduísmo deve reconhecer a autoridade das Upanishades e dos Vedas. O próprio nome "hindu" é proveniente da Vedanta.

Além dos Vedas, o hinduísmo...
tracking img