Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) RESUMO MERCANTILISMO E FISIOCRACIA E SEUS REFLEXOS NA ECONÔMIA TRANSFORMAÇÃO.

O mercantilismo defendia o fortalecimentos do estado por meio da posse de metais preciosos do controle dogoverno, da economia e da expansão comercial. Para a consecução dos objetivos mercantilistas todos os outros interesses deviam ser relegados a segundo plano. A economia local tinha que se transformar emnacional e o lucro individual desaparecer quando assim conviesse ao fortalecimento do poder nacional.
Para a escola Fisiocrata defendia que as classes produtivas seriam aquelas cujos gastos fossemreproduzidos por se beneficiar de uma capacidade ativa da natureza. Os fisiocratas, preocupavam-se com os preços dos produtos agrícolas que determinavam os rendimentos dos produtores e dosproprietários. Daí a atenção conferida a liberdade comercial e a organização do sistema tributário. O livre comércio sustentaria os preços, os tributos adequados seriam aqueles que não deprimissem a renda dosprodutores e em conseqüência a sua capacidade de efetuar adiantamentos.
O objetivo do movimento fisiocrático é o livre comércio admitindo-se que o preço de mercado livre é o da ordem natural. O grandeerro consiste em pensar que a economia política trata das riquezas como os bens naturais, por isso a única classe produtiva está ligada a agricultura.

2) QUAL DOS PENSADORES CHEGOU MAIS PRÓXIMODO MODELO DE NOSSA ECONÔMIA?

Adam Shimth, que promoveu a crítica mais abrangente e denunciou a falta de identificação, feia por muitos teóricos dessa corrente econômica entre dinheiro eriqueza. Com efeito, o forte protecionismo alfandegário e comercial e a subordinação da economia das colônias a da metrópole que não tinham como fim último o desenvolvimento da manufatura nacional mas comofoi assinalado a maior acumulação possível de metais nobres.
Na posição de Adam Shimth a riqueza não se identifica com o simples acumulo de reservas monetárias, mas com a própria produção...
tracking img