Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos Econômicos:
Conceito sobre custo de oportunidade:
O Montante que um recurso poderia render no melhor de seus usos alternativos. Alternativa que é preferida quando algo é produzido.
O Custo de oportunidade é quando temos que abrir mão de um bem para produzir outro, também relacionado diretamente com a escassez de determinado produtos.
1° exemplo.
Uma indústria têxtil durante aépoca do verão passa a produzir uma quantidade maior de roupas como bermudas, regatas, vestidos, saias, biquínis enfim atendendo as necessidades dos consumidores para aquele determinado período.
Em contra partida nos meses mais, frios ele deixa de produzir roupas de inverno, exemplos; toucas, luvas, agasalhos etc... Ou seja, sempre acompanhando as tendências e as necessidades do cotidiano. Comopodemos observar logo abaixo:










2° exemplo:
O Consumo de bebidas também pode ser relacionado aos custos de oportunidades.
Nos meses entre novembro á abril tem um alto consumo de cervejas, devido o fato da grande maioria da população esta gozando de férias e também pela condição climática ser favorável. Já nos meses de maio á outubro é possível perceber que as cervejas caíram etêm um aumento significante em produtos como vinho que é considerada como uma bebida quente, principalmente nas épocas de festas juninas.



Podemos perceber que a demanda desses produtos citados nos exemplos acima, ocorrem a partir do momento que a transferência dos fatores de produção de um bem X para de produzir um bem Y implica-se um custo de oportunidade, que é igual ao sacrifício de sedeixar de produzir parte do bem X e passa se produzir mais do bem Y.













Curva de possibilidade:
A curva que mostra as combinações alternativas de produtos que podem ser produzidos se todos os recursos produtivos são utilizados. A fronteira de combinações possíveis de produtos.
Devido à alimentação de recursos, a produção, e um país, por exemplo, tem um limite máximo, umaprodução potencial, que é representada por um ponto sobre a curva. Quando o ponto esta fora da curva há uma situação impossível de utilização dos recursos. Já quando o ponto esta dentro da curva significa que esta operando com capacidade ociosa.

Exemplo:
Suponha uma fabrica que trabalhe com fabricação de chocolates. Diante de uma oportunidade como a pascoa esta passa a produzir uma quantidademaior de chocolates especificamente os ovos de pascoa.

Demanda elástica:
Redução no preço do bem tenderá aumentar a receita total, pois o aumento percentual na quantidade vendida será maior do que a redução percentual do preço. (trata-se de um mercado em que os consumidores têm demanda bastante sensível a preços). Da mesma forma, um aumento de preço provocará redução da receita total.Exemplo: Sapatos, bolsas, perfumes. A demanda se contrai bastante quando há uma elevação nos preços. Bens supérfluos.















Demanda inelástica: O raciocínio é inverso, aumento de preço provoca aumento da receita total, e redução de preço provoca diminuição de receita total.
Exemplo: Alimentos. A Demanda não varia consideravelmente mesmo que haja elevação nos preços. Bensessenciais.

Fundamentos econômicos:

O custo de oportunidade representa o custo associado a uma determinada escolha, medida em termos da melhor oportunidade perdida. O custo de oportunidade está desta forma, diretamente relacionado com o fato de vivermos num mundo de escassez, o que implica precingirmos determinados bens quando optamos por outros.
Portanto, implica a existência de um custo deoportunidade sempre que tomamos uma decisão. O custo de oportunidade pode ser também visível nessa situação de escola entre consumo presente e consumo futuro.
Consumo futuro implica necessariamente sacrifício de consumo presente, isto é, o custo de oportunidade da poupança é não mais do que a melhor opção em termos de consumo presente. É de se esperar que os custos de oportunidade sejam...
tracking img