Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O câmbio é uma variável preocupante para Presidentes, ministros, empresários. Quando ele se aprecia, o país passa a ficar mais rico em relação aos outros, sua moeda passará a podercomprar mais das outras moedas, o que significa comprar mais bens.

Mas o país sofre conseqüências com essa apreciação. Os principais geradores de renda, como importação e exportação, sãoconseqüentemente ameaçados. Os bens importados passarão a ficar mais barato que os nacionais, acirrando a competição e ameaçando os produtores locais. Os produtos de exportadores passarão a ficar mais caro lá fora,tornando-se menos competitivos, reduzindo a lucratividade e a capacidade de exportar.

Temendo impactos negativos sobre suas economias, alguns países, por exemplo, preferem ter sua moeda mais fraca,adotam medidas de contenção da apreciação de suas moedas.

CURVA DE OFERTA

A curva de demanda agregada é resultante da composição abstrata de milhões de operações, uma relação negativa entrepreço e quantidade. Um aumento da oferta monetária, reduzindo a taxa de juros e aumentando a quantidade de bens e serviços, desloca a curva para a direita. A elevação da taxa de juros e a redução daquantidade de bens e serviços deslocam a curva para a esquerda.

As curvas de oferta e demanda agregada no Brasil são deslocadas por um conjunto de sete variáveis, sendo três relativas ao exterior equatro de política econômica. As relativas ao exterior são o nível de renda do importador de produtos brasileiros, a renda que os brasileiros enviam ao exterior a título de pagamento de juros, o nível depreços vigente no exterior. As de política econômica são autônomas, pois elas são os instrumentos através dos quais o governo modifica os rumos da macroeconomia. São os investimentos sociais feitopelo governo, taxa de câmbio, dívida pública interna e o salário mínimo.

MERCADO A UM NOVO EQUILIBRIO

A curva de oferta agregada é ascendente, quando cresce a demanda agregada, o emprego dos...
tracking img