Economia e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia e Mercado

Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Economia e Mercado

Este material é parte integrante da disciplina Economia e Mercado, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual deaprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel. Cause boa impressão, imprima menos.

Aula 1 pg. 2

Economia e Mercado

A Ciência da escassez

A Ciência Econômica é a ciência da escassez. Uma vez que as pessoas necessitam vestir-se, alimentar-se, divertir-se, etc., e em geral a disponibilidade destes recursos é limitada, a satisfação destas necessidades também fica restrita. Na microeconomiaestudamos como as empresas se inter-relacionam ao ofertar seus bens e serviços para as pessoas que demandam (procuram) esses bens e serviços. Ou seja, nesse campo de estudo econômico, o que vale é os fatores que influenciam a oferta e demanda dos produtos. Por exemplo: quem vai comprar uma calça jeans, depende dos fatores que influenciam a demanda da pessoa, tais como o preço da calça jeans, a suarenda, a preferência ou o gosto. Antes de comprar a calça jeans, o consumidor (agente da demanda) também irá buscar informações de outros produtos. A oferta, que significa a disponibilidade da empresa ofertar seus produtos no mercado depende de fatores como custo de produção e tecnologia. A macroeconomia por sua vez estuda como a interação de todos os agentes acontece analisando os agregadoseconômicos, ou seja, analisamos os movimentos gerais da economia, se a produção total do país está aumentando, se todos os preços estão estáveis ou se estão aumentando de maneira constante. Na macroeconomia, estudamos como o governo e as relações econômicas e financeiras com os demais países do mundo interferem de modo geral na vida das empresas.

Funcionamento de um Sistema Econômico

O funcionamento dosistema econômico é baseado em mercados , de modo mais amplo dividimos os mercados (saiba mais sobre o assunto ao final da aula), em mercados de bens e serviços (onde as empresas vendem seus produtos) e os mercados de

fatores de produção (saiba mais sobre o assunto ao final da aula) onde as famílias
oferecem às empresas seu trabalho, por exemplo.

Aula 1 pg 3

Economia e Mercado

Aprodução de bens e serviços em uma sociedade depende da combinação de insumos de produção, ou fatores de produção tais como mão-de-obra, terra, capital, tecnologia e capacidade empresarial. Estes por sua vez são geridos e transformados em bens e serviços em uma unidade produtiva denominada empresa (saiba mais sobre o assunto ao final da aula). A oferta dos insumos parte de uma parte específica dosistema econômico a qual denominamos de famílias. As famílias participam dos mercados dos fatores de produção, pois elas oferecem seu trabalho, sua capacidade empresarial, o capital, a tecnologia para as empresas, que por sua vez, ao utilizar desses fatores remuneram as famílias, gerando a Renda ou Remuneração às famílias da sociedade. Essas remunerações são os salários (W), juros (J), lucros (L),aluguéis (A) representados no fluxo circular da renda (saiba mais sobre o assunto ao final da aula). Em geral, a produção destina-se a um mercado (saiba mais sobre o assunto ao final da aula), em que as pessoas adquirem esses bens e serviços para a satisfação das suas necessidades.

Veja a figura 01 ao final desta aula.

Contabilidade Nacional
A contabilidade nacional é um instrumento utilizadopela Ciência Econômica para realizar o registro contábil da atividade produtiva de um país, ao longo de um dado período. Com esse instrumento procura-se definir e medir os principais agregados a partir de valores já realizados ou efetivados. Na macroeconomia, procura-se antecipar ou prever o que pode ocorrer e se trabalha com valores estimados. Vejamos alguns princípios básicos das contas...
tracking img