Aed2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Na computação, as técnicas mais conhecidas envolvem o conceito de chaves, as chamadas "chaves criptográficas". Trata-se de um conjunto de bits baseado em um determinado algoritmo capaz de codificar ede decodificar informações. Se o receptor da mensagem usar uma chave incompatível com a chave do emissor, não conseguirá extrair a informação.
No caso da função Hash, o nível de segurança édado pela dificuldade de se criar colisões intencionais, evitando que haja seqüências iguais para dados diferentes.
A criptografia hash permite que, através de uma string de qualquer tamanho,seja calculado um identificador digital de tamanho fixo, chamado de valor hash. O valor hash geralmente é formado por 16 bytes (no caso do MD-2, MD-4 e MD- 5) ou 20 bytes (no caso do SHA-1), mas pode seestender, embora não passe de 512 bytes.

As características básicas de uma função hash são:
• O valor de entrada da função possui qualquer tamanho;
• O valor de saída da funçãopossui tamanho fixo;
• H(x) é relativamente fácil de ser computado, para qualquer valor de x;
• H(x) é uma função “one-way”;
• H(x) é livre de colisão.
Seja uma função hashH, e x uma string qualquer , teremos que H(x) será o valor hash para a string x.   
   Uma função hash é dita ‘one-way’ , pois uma vez obtido o valor hash  h para uma string x, écomputacionalmente impossível fazer o processo inverso, ou seja, encontrar um valor x tal que H(x) = h.   
     Diz-se ainda que H(x) é livre de colisão, significando que as funções hash devem garantir umaprobabilidade mínima de que duas strings diferentes acabem por resultar no mesmo valor hash. Qualquer alteração na string original que deu origem ao identificador digital, mesmo que de um único bit, acabarápor gerar uma alteração significativa no valor hash final.

No caso das Chaves (tanto Simétrica, quanto Assimétrica), o nível de segurança de uma criptografia é medido no número de bits, ou...
tracking img