Economia e mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICO EM CONTABILIDADE - 1º MÓDULO
PROFESSOR:

APOSTILA DE ECONOMIA E MERCADOS



A aplicação conjunta de trabalho, maquinaria e capital no processo produtivo gera um produto, o qual se divide entre as três classes da sociedade: proprietários de terra (sob a forma de renda da terra), trabalhadores assalariados (sob a forma desalários) e os arrendatários capitalistas (sob a forma de lucros do capital).

David Ricardo
(Ricardo esteve entre os primeiros adeptos da teoria quantitativa do dinheiro, ou do que é hoje conhecido como monetarismo)

2011

INTRODUÇÃO

Seja em nosso cotidiano, seja através da mídia de televisão, jornais, rádio, revistas e internet deparamo-nos com várias questões, como por exemplo:
*Aumentos de preço dos bens e serviços;
* Períodos de crise econômica ou de crescimento;
* Desemprego aumentando ou diminuindo;
* Setores que crescem mais do outros;
* Diferenças salariais, dissídios coletivos, salário mínimo;
* Crises no balanço de pagamentos;
* Valorização e desvalorização da taxa de câmbio;
* Ociosidade em alguns setores de atividade;
* Diferenças derenda entre as várias regiões do país;
* Taxas de juros;
* Déficit governamental;
* Elevação de impostos e tarifas públicas;
* Etc.
Estes temas, já rotineiros em nosso dia-a-dia, são discutidos pelos cidadãos comuns, que, com altas doses de empirismo, tem opiniões formadas sobre as medidas que o Estado deve adotar. Um estudante de Economia, Direito, ou de outra área pode vir a ocuparum cargo de responsabilidade em uma empresa ou na própria administração pública, e necessitará de conhecimentos teóricos mais sólidos para poder analisar os problemas econômicos que nos rodeiam diuturnamente.
O objetivo do estudo da Ciência Econômica é o de analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

“Economia é o estudoda humanidade em vida rotineira”. Assim escreveu Alfred Marshall, o grande economista do século XIX em seu livro Princípios de Economia.
Porque um estudante no início do século XXI deveria estudar economia? A Primeira razão é o fato de que ela o ajudará a entender o mundo em que você vive, este mundo é contido de inúmeras questões relativas à economia e que podem despertar sua curiosidade. Asegunda razão para estudar economia é que isso o tornará um participante mais perspicaz da economia, como por exemplo, determinar o quanto você deve gastar de sua renda ou quanto poupar. E a terceira razão e o fato de que ela lhe proporcionará uma melhor compreensão dos potenciais e limites da política econômica.

PARTE I - DEFINIÇÃO E OBJETO DA ECONOMIA

Economia: Estuda a forma pela qual osindivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões para que os recursos disponíveis sempre escassos possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.

É uma ciência Social (estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a via social de indivíduos e grupos humanos) que estuda o processo de produção, de distribuição, de consumoe de circulação dos bens e serviços de uma determinada sociedade.
Esta definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica:

- escolha,
- escassez,
- necessidades,
- recursos,
- produção,
- distribuição,

São quatro os princípios exigidos para definir a análise da definição que são:
1º o agente (homem);
2º a causa final (o consumo);3º o meio (as relações econômicas);
4º a diferença específica deste tipo de relações humanas de outras praticadas pelo homem (avaliáveis em moeda ou dinheiro).
A Economia é uma ciência, forma um sistema lógico de conhecimento sobre o seu objeto.

O objeto da Economia é o estudo do seu conteúdo ou teor, na definição de uma ciência que deve indicar o seu objeto, ou o que ela estuda. A...
tracking img