Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE GERAL

Introdução

Já nos primórdios dos tempos, o homem buscava uma forma de registro que lhe permitisse manter controle sobre seus bens e o aumento ou a diminuição dos mesmos. Embora a mente humana seja uma máquina maravilhosa, ela é susceptível de erros e o homem tinha necessidade que as informações fossem as mais precisas, tanto em relação aos fatos em si como suacronologia, exatidão e volume.
Os mercadores de Venezia, cidade que era uma das mais importantes em termos mercantis da época, desenvolveram ao longo dos tempos, um sistema de registro, que embora rudimentar em relação aos nossos dias, atendia a contento as necessidades imediatas. Em meados do século XIV, o Frei Dom Luca Pacciolo codificou e deu suporte científico a este sistema, denominando-o “Sistemade Partidas Dobradas”.
Em uma linguagem corrente, as partidas dobradas (duplo registro) são justificadas, uma vez que todo fato digno de registro sempre terá uma causa e um efeito.

O Sistema das Partidas Dobradas

É a pedra fundamental onde assenta o que mais tarde veio a ser chamado de contabilidade, sistema este que evolui até os nossos dias, incorporando uma série de novas técnicas eatribuições distintas, inerentes ao tipo de atividade que se quer “controlar”.

A Contabilidade Geral Financeira

A contabilidade no sentido amplo da palavra é aquele sistema que é GENÉRICO, que veio dar suporte, fornecer subsídios para o surgimento de sistemas específicos para atividades econômicas específicas.

Conceito

A conceituação de disciplinas, modelos etc. sempre tentou explicarde forma ampla e genérica no que consiste uma determinada disciplina, modelo ou técnica, que ocorre de modo geral, mas nem sempre a “conceituação” vem realmente elucidar, isso por que à medida que aumenta o número de estudiosos de uma determinada disciplina, prolifera enormemente as várias conceituações sobre uma única disciplina, sendo na maioria das vezes, variáveis de um único conceito, visto naótica pessoal de cada estudioso.
Face ao exposto vamos buscar um conceito para “contabilidade” que seja o mais simples possível, porém, sem deixar de ressaltar que existem vários outros grandes mestres da contabilidade.
“A contabilidade é um sistema que evidência o volume de recursos à disposição de uma organização, sua movimentação, suas variações e produtos, auferindo durante uma gestãoadministrativa e sua aplicação.”

Outro Conceito

“É a ciência que estuda e controla o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, levando-se em consideração os aspectos quantitativos e qualitativos, e as variações por ele sofridas, principalmente as decorrentes da gestão da empresa.

Objetivos da Contabilidade

Os principais objetivos da contabilidade são captar, registrar,acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam o patrimônio, tanto da pessoa física como da pessoa jurídica (planejamento de controle).

Algumas Palavras Chaves

Ciência Estuda o patrimônio.
Patrimônio Conjunto de bens, direitos e obrigações à disposição da empresa.
Econômica Mostra o que a empresa possui (mostra a situação de uma pessoa).
Financeira Mostrar dinheiro (valor).Quantitativo Quanto esse patrimônio tem (valor).
Qualitativo Quanto a natureza do patrimônio (especificação de bens).

Gestão Direção da empresa Gerência da empresa (período)
Pessoa Física Ser humano Possui CPF
Pessoa Jurídica Empresa Possui CNPJ

Para ser ciência é necessário um objeto. O objeto é o patrimônio, tem que ter métodos, ela segue uma metodologia(estudo).

Sociedade Anônima

Existem acionistas, de no mínimo 2 sócios e no máximo infinitos sócios. As sociedades anônimas são divididas em:
0 capital aberto;
1 capital fechado.

As sociedades anônimas de capital aberto tem suas ações negociadas na bolsa de valores. Quem quiser possuir ações é só comprar através das corretoras de valores.
Nas sociedades anônimas de capital fechado só...
tracking img