Igualdade de generos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NERVIR – ASSOCIAÇÂO EMPRESARIAL

Formação Contínua de Formadores - Especialização em Igualdade de Géneros

PORTEFOLIO IGUALDADE DE GÉNEROS

Índice

1. Introdução………………………………………………………………………..3
2. Evolução da Liderança Feminina…………………………………..…………4
3. Liderança Feminina como Vantagem Competitiva…………..…..…………6
4. Estratégias de Liderança doGénero…………………...……..…..………….8
5. Conclusão…………………………………………….…………..…..………....9

1- Introdução

A Liderança é um tema que muita atenção tem merecido, no “mundo empresarial”. Daí a existência de inúmeros trabalhos, divergências de opiniões e até mesmo teorias discordantes sobre essa temática. No entanto para o assunto em análise, “Liderança Empresarial Feminina”, esta é a definição que mais se ajusta ao seu desenvolvimento:

“Liderança é oprocesso de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipa que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objectivos da equipa e da organização.
Assim, o Líder diferencia-se do Chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou actividade de umaorganização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Para os gestores actuais, são necessárias não só as competências do Chefe, mas principalmente as do Líder.”

A opção por esta definição, tem como objectivo, dar a noção de Liderança e evidenciar, essencialmente, duas palavras fundamentais inerentes a esse conceito: “O Líder” e “O Chefe”.

2-Evolução da Liderança Feminina

Desde os tempos mais remotos que estas duas palavras (“O Líder” e “O Chefe”) aparecem associadas ao sexo masculino, de forma intrínseca. A título de exemplo vejamos algumas expressões, frequentemente utilizadas na nossa linguagem, em que o género, predominante, é masculino. A saber: “O Chefe de Família”, “O Chefe da Tribo”, “O Meu Chefe”, “É um Líder”,etc., e tantas outras., similares que ouvimos e referimos no nosso dia-a-dia. A presença, nas teorias mais recentes, bem como no mercado de trabalho, de que a Liderança é uma capacidade, estereotipada, somente dos homens, tem vindo a ser uma preocupação por parte de alguns Organismos, Países, Empresas e da Comunidade em geral, começando agora a surgir os primeiros estudos sobre “Liderança EmpresarialFeminina”.
A história da “Liderança Empresarial Feminina” no mundo, explica muito da sua actual configuração. Até à segunda metade do século XX, as convenções da sociedade determinavam a noção, que deveria ser o pai, o “provedor” do lar e que a mulher não necessitava ganhar dinheiro, por sua conta própria. A ela cabia, exclusivamente, a administração do lar e o cuidado com a família. Apenasas mulheres de extractos sociais mais baixos eram obrigadas a entregar-se a alguma actividade profissional, sempre com baixa remuneração e como forma de complemento.
Dos momentos mais importantes na história da ingressão feminina no mercado de trabalho ocorreram, durante as, 1ª e 2ª, Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945), por força da partida dos homens para a frente de combate. Aausência masculina, forçou, as mulheres, a assumir os negócios e outras responsabilidades de carácter económico-financeiro. No final da(s) guerra(s) a morte de muitos destes homens e/ou a incapacidade física, impossibilitou o seu reingresso ao mercado de trabalho, proporcionando / (impondo) a continuidade da gestão das responsabilidades assumidas, às mulheres. Em consequência, ocorreu um aumento gradualda presença feminina, também a outros níveis, tais como, partidos políticos, cargos de chefia empresarial e movimentos sociais, começando, estas, a conquistar espaços, inicialmente, em número muito reduzido, mas antes, inerentes, exclusivamente, aos homens. No entanto, ainda hoje, a inserção da mulher no universo do trabalho encontra bastantes obstáculos,...
tracking img