Economia publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Avaliativa 01

1) Associe alguma intervenção governamental observada (na economia brasileira ou mundial) na crise econômica deflagrada no segundo semestre de 2008 à uma das imperfeiçõesde mercado enumeradas na Unidade I.Explique que imperfeição justificou a ação do governo.

Resposta. Em meados de 2009, os bancos públicos foram responsáveis por 73% da expansão do crédito.Isoladamente, o BNDES contribuiu com 37% da oferta adicional de financiamento à economia.
Um aspecto importante a ser ressaltado foi o crescimento das operações de crédito que decorreram do crescimento doemprego formal e do processo de mobilidade social ascendente, abrindo fronteira para a bancarização – isto é, o acesso ao crédito
por setores da sociedade antes à margem do sistema bancário privadobrasileiro.

2) O sistema tributário brasileiro apresenta características de regressividade e/ou progressividade?Considere a tributação indireta e direta em sua resposta.

Resposta. O sistema detributação Brasileiro apresenta características de tributação progressiva aplicam-se maiores percentuais de impostos para as classes de renda mais altas. No Brasil uma só pessoa reúne as característicasde contribuinte, ou seja, somente ele é responsável pelo cumprimento das obrigações tributárias previstas na lei. Incidem sobre o patrimônio e a renda. Quando o salário atinge a faixa de tributação, oempregador desconta o IR do seu empregado e repassa ao fisco, mas neste caso o empregador é só responsável pelo recolhimento, quem efetivamente paga esse imposto é o povo. Por isso diz-se direto(tributado na fonte)
Na tributação indireta há o contribuinte de direito, mas não de fato. Na relação estabelecida entre o Estado e o contribuinte, este paga o tributo correspondente à operação e cobra deterceiros através da inclusão do tributo no preço.


3) O que é política fiscal e para que serve?Mostre exemplos de como existe política fiscal expansiva e contracionista, e quais são as...
tracking img