Farmacia popular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução





O programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 para ampliar o acesso aos medicamentos essenciais. Por meio das unidades próprias, esses produtos são dispensados a preço de custo ao cidadão.


No elenco da Farmácia Popular constam 107 itens para as doenças mais comuns na população brasileira, dentre eles analgésicos, anti-hipertensivos, medicamentos paradiabetes, colesterol, gastrite.


Também estão disponíveis remédios indicados para cólicas, enxaquecas, queimaduras, inflamações e anticoncepcionais, além de preservativo masculino.


Os medicamentos disponibilizados na Farmácia Popular custam, em média, 95% menos do que nas drogarias comuns.


A finalidade do programa é tornar mais em conta o tratamento das pessoas que fazem usocontínuo de medicamentos.


Hoje no país já são 521 farmácias unidades próprias em 405 municípios, que fazem uma média de 950 mil atendimentos por mês. Todas são implantadas por meio de uma parceria do Ministério da Saúde e da Fiocruz com Estados e Municípios e instituições filantrópicas.























1.1- Objetivo Geral





O Programa FarmáciaPopular do Brasil visa oferecer alternativas de acesso à assistência farmacêutica, com vistas à promoção da integralidade do atendimento à saúde.





1.2- Objetivo Especifico





Beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.2- Histórico





O Perfil da Indústria Química do Estado de Goiás





A Indústria Química do Estado de Goiás S/A – IQUEGO é uma empresa de economia mista, criada no Governo Mauro Borges Teixeira, através da Lei Estadual nº 4.207 de 6 de novembro de 1962, tendo iniciado suas atividades em 7 de janeiro de 1964, com a finalidade de comercializar medicamentos abaixo dopreço praticado pelo mercado, mas com excelente controle de qualidade.



Possui um parque industrial com 38.750 m², área construída de 13.514,59 m² e capacidade de produzir mais de 700 milhões/unidades de medicamentos/ano.
Dentre os medicamentos produzido, destacam-se os destinados ao tratamento da AIDS, tuberculose, hanseníase, aparelho digestivo, hipertensão arterial e diabetes,quimioterápicos, e antibióticos.


A produção da IQUEGO é distribuída em todos os municípios brasileiros, provendo o Sistema Único de Saúde (SUS) com os medicamentos considerados essenciais à atenção básica de saúde e garantindo à população o acesso gratuito àqueles medicamentos.
Possui ainda uma unidade de vendas de medicamentos no varejo, atendendo ao Programa Farmácia Popular.


Na área deimunubiológicos, a IQUEGO possui também uma unidade de produção de plasma hiperimune, no anexo Fazenda Vargem Bonita, onde há a criação de 163 cavalos que possibilitam a produção de 6.000 litros/ano de plasma, destinado à produção de soro anti-ofídico e anti-rábico humano, que são processados pelo Instituto Butantan.





Para o atendimento das demandas de medicamentos em todo o País, oMinistério da Saúde firma convênios com a rede de Laboratórios Oficiais, (hoje são 18 em todo País), sendo a IQUEGO o único Laboratório Oficial da região Centro-Oeste.


Além da produção destinada ao Ministério da Saúde e ao Estado de Goiás com o Programa Farmácia do Cidadão, a IQUEGO está aberta às vendas para as Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais de todo País, sendo dispensável alicitação entre os órgãos públicos, conforme preceitua a Lei 8.666/93.





Visão


Constituir-se como organização de excelência, geradora e disseminadora de soluções para a evolução e a promoção da saúde e do bem estar das pessoas.





Missão


Promover a saúde, com medicamentos e serviços de qualidade e baixo preço, atuando como provedora de produtos de interesse público....
tracking img