Economia - multinacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Economia



Empresas Multinacionais


Trabalho de Duarte Barros, nº 8 12º, 5ª
Escola Secundária Vergílio Ferreira


Empresas Multinacionais
1. Objectivo
Com o presente trabalho pretendi fazer alguma investigação sobre as empresas multinacionais, como surgiram, como funcionam, o que pretendem, como se posicionam na economia mundial, sua importância para a economia dospaíses, etc.

2. Definição e carcaterísticas de uma empresa multinacional
Existem várias definições para “empresa multinacional” e todas apontam para um conjunto de características comuns:
• São empresas ou grupo de empresas com sede num país mas que possuim ou controlam outras empresas em vários países;
• Têm uma estratégia global para todas as empresas independentemente do país em queoperam;
• A gestão das várias empresas é também conduzida à escala mundial;
• As empresas têm geralmente uma actuação com directrizes comuns a todas e independentes dos países em que se localizam.

3. Como surgiram as Multinacionais?
Uma companhia multinacional geralmente tem como origem uma grande empresa de âmbito nacional e resulta de um longo e complexo processo de concentração e centralizaçãode capital e ainda de diversificação.
As EMN começaram a surgir no final do século XIX, princípio do século XX, mas foi após o final da 2ª Guerra Mundial que os EUA deram o mote para a expansão do conceito de empresa multinacional.
Os EUA apresentavam-se, então, como o país vencedor, pujante, com força, dinâmico, com uma economia sólida, assumindo de forma clara a liderança mundial ao nível docomércio, do investimento e da inovação e desenvolvimento, tornando-se a potência mundial de maior relevo a par da ex-URSS.
A produção industrial encontrava-se em forte aceleração e verificava-se a existência de excedentes de produção. A Europa estava completamente destruída depois de ter sido “palco de guerra” e os EUA viram na Europa uma grande oportunidade, nomeadamente no que se refere aoalargamento de mercados.
Por outro lado os avanços tecnológicos que ocorreram durante o período da 2ª Guerra Mundial foram muito significativos e abriram novas perspectivas, permitindo optimizar os processos de fabricação e reduzir os custos de produção.
Por fim a reconstrução europeia e japonesa do pós-guerra e o lançamento do Plano Marshall também contribuíram para que as condições favorecessem ainternacionalização das empresas americanas.
Neste contexto os EUA deram os primeiros passos, iniciando com a disponibilização de capital, passando a seguir para a instalação de algumas empresas no continente europeu o que lhes permitiu controlar não só a produção como o próprio mercado.
Com esta alteração de estratégia procuravam novos mercados para os seus produtos substituindo as exportaçõespela implantação de novas unidades industriais em países europeus, ultrapassando, deste modo a dificuldade que alguns países vinham a colocar às exportações mediante a aplicação de elevadas taxas tarifárias. Com a produção nos mercados consumidores esta questão era ultrapassada.
Outra das vantagens para a instalação de fábricas no exterior passava por aproveitar as inovações tecnológicasdesenvolvidas, ampliando o ciclo dos produtos.

4. Multinacionais – Vantagens e Desvantagens
Ao instalarem filiais noutros países as EMN procuram claramente vantagens competitivas. Pretendem aumentar o mercado, reduzir custos e aproveitar os seus conhecimentos e a capacidade de produzir em larga escala.
Pretendem tirar vantagem da sua superioridade tecnológica, dos conhecimentos de gestão e demarketing, do seu acesso privilegiado a informações, do acesso fácil a capital
De um modo geral aproveitam um ou mais dos seguintes factores:
• Garantias dadas pelos governos locais ao capital estrangeiro;
• Legislação favorável em termos laborais, ambientais ou fiscais;
• Disponibilidade de recursos de matéria-prima a baixos preços;
• Mão-de-obra disponível com baixos salários.
Em troca os...
tracking img