Economia internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resolução das questões dos capítulos 5, 6 e 7:

1) Como os componentes do modelo-padrão de comércio, das fronteiras de possibilidades de produção, das linhas de isovalor e das curvas de indiferenças se encaixam entre si para ilustrar como os padrões de comércio são Estabelecidos por uma combinação de fatores da oferta e do lado da demanda?

O modelo-padrão de comércio traça a curva daoferta relativa mundial e a curva da demanda relativa mundial. A interseção entre essas duas curvas determina o preço das exportações em relação às importações. Com tudo mais constante, um aumento no termos de troca do país também é determinado pela interseção entre a curva da oferta relativa mundial e a curva da demanda relativa mundial. Ainda com o conceito de coeteris paribus, um aumento nostermos de troca do país eleva seu bem-estar. Inversamente, um declínio nos termos de troca deixará o país em pior situação.



2) Como as mudanças relativas ao comércio, ao crescimento econômico às transferências entre nações afetam o bem-estar dos países engajados no comercio internacional?

Com coeteris paribus, um aumento nos termos de troca do país eleva sai situação de bem-estar.Inversamente, um declínio nos termos de troca deixa o país em pior situação. Se determinada economia cresceu, isso significa que ela deslocou sua fronteira de possibilidades de produção.

Nesse crescimento, a fronteira de possibilidades de produção desloca-se para fora mais na direção de alguns bens do que na direção de outros. O efeito imediato do crescimento viesado, permanecendo tudo maisconstante, consiste em um aumento da oferta relativa mundial dos bens para os quais o crescimento é viesado. Esse deslocamento da curva da oferta relativa mundial leva, por sua vez, a uma mudança nos termos de troca do país em crescimento, que pode ocorrer em qualquer direção. Se os termos de troca do país em crescimento melhoram, essa melhora reforça sei crescimento inicial, mas prejudica oresto do mundo. Se os termos de troca do país em crescimento pioram, esse declínio anua em parte os efeitos favoráveis do crescimento interno, mas beneficiam o resto do mundo.

As transferências de renda internacionais, como reparações de guerra e auxílio estrangeiro, podem afetar os termos de troca de um país o deslocar a curva de demanda relativa mundial. Se o país que recebe umatransferência gasta uma proporção maior que o doador, a transferência aumenta a demanda relativa mundial pra o bem exportado pelo receptor e, portanto, melhora seus termos de troca. Essa melhora reforça a transferência inicial e proporciona um benefício indireto, alem da transferência direta de renda. Por outro lado, se o receptor tem uma propensão a gastar em suas exportações na margem menor que o doador,uma transferência piora os termos de troca do receptor, anulando pelo menos parte do efeito da transferência.



3) Como é o efeito das tarifas e subsídios sobre os padrões do comércio e o bem-estar das nações com comércio sobre a distribuição interna de renda?

As tarifas sobre importações e os subsídios às exportações afetam tanto a oferta relativa como a demanda relativa. Se um paísestabelecer uma tarifa, a oferta relativa dos bens que ele importa aumentará, enquanto a demanda relativa por esses bens diminuirá. Assim, as tarifas sem dúvida melhoram os termos de troca do país à custa do resto do mundo. Já os subsídios às exportações têm efeito inverso, aumentando a oferta relativa e reduzindo a demanda relativa do bem exportado pelo país, e, portanto, piorando os termos detroca.

Em relação aos termos de troca, os subsídios aas exportações prejudicam o país subsidiado e beneficiam o resto do mundo, enquanto as tarifas têm efeito inverso. Isso sugere que os subsídios às exportações não fazem sentido do ponto de vista nacional e que os subsídios às exportações do estrangeiro deveriam ser bem-vindos em vez de contestados. Tanto as tarifas como os subsídios,...
tracking img