Peps , ueps e mpm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho discorre sobre as variações com relação aos diversos custos, excetuando apenas o preço específico. O trabalho apresenta o conceito de Peps (Primeiro que entra é o Primeiro que Sai), Ueps (a Última a Entrar é a Primeira a Sair) e Média Ponderada Móvel.
No trabalho também será evidenciado a resolução de alguns exercícios referentes às três variaçõescitadas acima, no intuito de estabelecer um melhor entendimento relacionado ao tema.

2.1 Objetivos da pesquisa

Constituem-se objetivos da pesquisa os seguintes:
- identificar os métodos que são utilizados na avaliação dos estoques;
- mensurar o valor do estoque pelos métodos PEPS, UEPS, MPM e Custo
de Reposição;
- comparar os resultados da valorização dos estoques.2.2 Justificativa

É importante perceber a preocupação da empresa em gerir o seu estoque de forma segura e confiável. Estoque é um bem da empresa que é analisado quase que diariamente pelos diretores, exigindo assim que, o responsável pelos mesmos seja altamente qualificado e de extrema confiança, pois é nele que se encontra uma boa parte do capital da empresa.
Tendo isso por base, opresente estudo tem a sua validade justificada em procurar fornecer informações que possam identificar qual o método de avaliação dos estoques que é mais viável para determinada empresa.
É importante ressaltar que a empresa está focada em utilizar o seu estoque da melhor maneira possível, para que assim, não corra o risco de ter materiais parados no estoque. Pois material parado no estoquesignifica, dinheiro parado.
De forma prática, a importância deste estudo está no fato de que proporciona não só os gestores e administradores, mas também pessoas leigas, que conheçam um pouco a forma de que é realizado todo o processo dentro de um estoque de uma empresa.
A contribuição deste estudo pode refletir no crescimento de empresas, uma vez que bem administradas, buscando ocrescimento e sucesso, necessitam de
pessoas com alto conhecimento de gerir um estoque. A constante busca de aperfeiçoamento no processo de movimentação de estoque propicia a empresa de demais setores, a reverem seus procedimentos quanto à movimentação de seus estoques.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Apresenta-se a fundamentação teórica sobre a gestão do estoque e seus métodos de avaliação,destacando as suas características, objetivos e definições, de modo que possa fornecer informações para a elaboração do presente estudo.

3.3 Gestão de estoque

Os estoques representam uma parcela substancial nos ativos das empresas. Sendo assim, os estoques devem ser encarados como um grande fator na geração dos lucros das mesmas.
Segundo Viana (2002, p.42), “a atividadegestão visa ao gerenciamento dos estoques por meio de técnicas que permitam manter o equilíbrio com o consumo, definindo parâmetros e níveis de ressuprimento e acompanhando sua evolução”.
A gestão de estoques visa garantir ao administrador que seus estoques estão sendo bem cuidados, e que também seus itens estejam sendo repostos em um tempo hábil, para que não haja a falta de material em seusestoques.
Martins e Alt, (2002, p.155), afirmam que, “a gestão de estoques constitui uma série de ações que permitem ao administrador verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados em relação aos setores que deles se utilizam, bem manuseados e bem controlados”.
De acordo com Slack, Chambers, Harland et al. (1997, p.423), “esse conceito originou-se na função de comprasem empresas que compreenderam a importância de integrar o fluxo de materiais a suas funções de suporte, tanto por meio do negócio, como por meio do fornecimento aos clientes imediatos”. Ou seja, é muito importante saber quanto material esta saindo, em quanto tempo que esta saindo e para quanto tempo ainda resta o material que esta no estoque, para que assim possa ser efetuada a compra de um...
tracking img