Economia internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Administração com ênfase em Comércio Exterior
Núcleo Universitário: Contagem
Disciplina: Economia Internacional
Professor: Flávio VasconcelosNomes: Douglas Eustáquio

Estudo Dirigido

Respostas:

1- Balanço de Pagamentos.

2 – Um exemplo que podemos citar para ilustrar a interferência das relações internacionais capitalistas nossaldos da Balança de Serviços e Capitais e a atual crise na Zona do Euro. As dívidas externas referentes à indisciplina fiscal e descontrole das contas públicas são o grande problema da Grécia querecorre ao FMI e a outros países membros da União Européia para pagamento da dívida. Isto acaba afetando também muitos países da Zona do Euro. Para solução do problema a União Européia deveria eliminar ospaíses em recessão econômica do bloco, mas isto acabaria gerando conflitos diplomáticos, além de afetar também as relações comercias naquela região.

3 - Com a abertura da Balança de CapitaisAutônomos visando o financiamento de déficits em Transações Correntes o endividamento interno e externo aumentam devido à alta taxa de juros desses financiamentos e empréstimos. O caso da Grécia pode sernovamente usado de forma ilustrativa neste caso onde os empréstimos concedidos pelo FMI e pelos outros países da Zona do Euro são usados para pagas às dívidas do país. Estes empréstimos deverão seramortizados, mas as taxas de juros aplicados farão com que a dívida aumente cada vez mais dificultando seu pagamento.

4 - O Banco Central na tentativa de equilibrar a Balança Comercial interferediretamente na taxa de câmbio, de acordo com o crescimento da economia nacional (superávits) caso o país conviva com déficits na Balança de Serviços. O Banco Central ajusta diariamente a taxa do dólar tantopara compra quanto para venda buscando assim favorecer as transações do país, como por exemplo aumentar as exportações e reduzir as importações.

5 - A taxa de câmbio não é o único motivo para...
tracking img