Economia em transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mestrado em Geotecnia e Transportes
 

Economia de Transportes Antônio Artur de Souza, Ph.D.

1

ECONOMIA
• Ciência

que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos a fim de satisfazer as ilimitadas necessidade humanas; É a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. • Estuda como alocar recursos para satisfazertodas as necessidades.
2

1

ECONOMIA






É "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos“ (Robbins, 1932) Escassez significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Este é o “problemaeconômico”. A Economia envolve portanto o estudo das escolhas, que são afetadas por incentivos e recursos.
3

MOVIMENTO CIRCULAR DA ECONOMIA
MERCADO DE BENS E SERVIÇOS

Demanda FAMÍLIAS Oferta

Oferta EMPRESAS Demanda

MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO

2

ECONOMIA
• A economia é o estudo das escolhas feitas por pessoas quando existe escassez, ou seja, quando existem limites ao que os indivíduos podemobter. • Na maior parte das sociedades os recursos não são alocados por um único planejador central, mas pelas ações combinadas de milhões de famílias e empresas. • Os economistas, portanto, estudam como as pessoas tomam as decisões: o quanto trabalham, o que compram quanto poupam e como investem suas poupanças.
5

ECONOMIA






A economia é uma ciência social, tanto quanto a ciênciapolítica, a psicologia e a sociologia. Ela pode ser definida como o estudo da alocação (utilização) dos recursos escassos na produção de bens e serviços para a satisfação das necessidade ou dos desejos humanos. Portanto, sua principal tarefa é descobrir como o mundo econômico funciona.
6

3

ECONOMIA
•A escassez é uma situação na qual os recursos – tudo aquilo que usamos para produzir bens e serviços –são limitados em quantidade, mas podem ser usados de diferentes maneiras. •Devido à limitação de recursos, torna-se necessário sacrificar a obtenção de um bem ou de um serviço para a obtenção de outro. •A economia é o estudo de como a sociedade decide o quê, como e para quem produzir.
7

ECONOMIA




A sociedade tem de resolver o conflito entre os desejos ilimitados por bens e serviços e a escassezdos recursos (mãode-obra, máquinas, matérias-primas) com os quais são feitos os bens e serviços. A economia é a análise dessas decisões. O seu tema é o comportamento humano, o seu método é desenvolver teorias e testálas com fatos.

8

4

 Teoria

do Consumidor: Consumidor:

– Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores ea demanda de mercado. – A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.
9

 Teoria

da Firma: Firma:

– Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. – Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. – Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolisticas. – A partirdessa teoria se determina a curva de oferta.
10

5

 Teoria

da Produção: Produção:

– Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. – Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas conseqüência no produto final. – Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimode oferta.
11

Macroeconomia
 Estuda

a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o tesouro nacional e as políticas econômicas de que o governo federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da Economia.
12

6

Microeconomia
 



As teorias microeconômicas fornecem a base para a operação eficiente da empresa. Os...
tracking img