Importancia de sistemas de transportes na economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. IMPORTÂNCIA DE SISTEMAS DE TRANSPORTES NA ECONOMIA

O transporte é a atividade logística mais importante simplesmente porque ela absorve, em média, de um a dois terços dos custos logísticos. É essencial, pois nenhuma empresa moderna pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias-primas ou de seus produtos acabados de alguma forma.
Desta forma, transporte refere-se aos váriosmétodos para se movimentar produtos. Algumas alternativas de populares são os modos rodoviário, ferroviário e aeroviário. A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos.
O Transporte é considerado um item importante para a economia de qualquer país senão o mais importante do custologístico das organizações. É um sistema de suma importância para o desenvolvimento de uma nação, isso porque o transporte cruza fronteiras e longas distâncias, coisa que, sem o transporte seria difícil de atingir certas localidades, nações e etc. Na maioria dos países menos desenvolvidos, a produção e o consumo ocorrem ali mesmo, não dando chance para o transporte se desenvolver, ou seja, participarda transação.
Segundo Ballou (1993), um melhor sistema de transporte contribuiu, primeiramente, para aumentar a competição no mercado; em segundo, para garantir economia de escala na produção e; em terceiro, para reduzir preços das mercadorias.
Maior Competição: Quando não existe um sistema de transporte eficaz, a extensão do sistema fica limitada ás cercanias do local de produção. Entretanto,com melhores serviços de transporte, os custos dos produtos postos em mercados mais distantes podem ser competitivos com aqueles de outros produtores que vendem no mesmo mercado. Além disso, o transporte mais barato incentiva uma forma indireta de competição, pois tornam disponíveis ao mercado bens que normalmente não viriam. Transporte refere-se a vários métodos para se movimentar produtos.Algumas das alternativas populares são os modos rodoviários, ferroviários e aeroviários. A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e a utilização da capacidade dos veículos (BALLOU, 1993).
Economias de escala: Mercados mais amplos permitem uma economia de escala na produção, efeito esse, devido ao transporte mais barato. Como maior volume providenciado por esses mercados, pode-se ter uma utilização mais intensiva das facilidades de produção, seguida pela especialização do trabalho. Além disso, transporte barato permite desvincular os custos de produção e consumo. Isto gera a liberdade para escolha de localização industrial mais adequada para usufruir vantagens geográficas.
Preços reduzidos: O transporte baratotambém contribui para reduzir os preços dos produtos. Isto acontece porque, além de sua influência no aumento da competição de mercado, o transporte é um dos componentes do custo que juntamente com os demais custos de produção, vendas e outros, compõem o custo agregado ao produto.

2. ALTERNATIVAS DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE E SUAS CARACTERÍSTICAS DE TRANSPORTE

TRANSPORTES AÉREOS

O transporteaéreo é aquele realizado através de aeronaves e pode ser dividido em Nacional e Internacional. Todas as aeronaves possuem estruturas para transporte de bagagens e/ou cargas. Esses compartimentos podem ser mistos (carga / passageiro) ou individuais, somente carga, somente passageiro.
O modal aéreo é rápido e adequado para mercadorias urgentes. É um meio de transporte considerado misto, já que podetransportar pessoas e cargas ao mesmo tempo.
O modal aéreo que é um transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência de entrega. O transporte aéreo possui algumas vantagens sobre os demais modais, pois é mais rápido, além de ser mais viável para remessas como bagagem, peças de reposição, produtos eletrônicos, mercadoria perecível, brindes,...
tracking img