Bafometro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEP – ESCOLA TÉCNICA DE PAULÍNIA

Bafômetro
Data: 19/10/2012
Professor Responsável: Helena Onaga

Equipe: 1º C
Danilo Cardoso 04
Lucas Marsolla 17
Robson Neves 28
Paula José 24
Paulo Henrique 23

Paulínia, 29 de Outubro de 2012.
Sumário:
Objetivo..................................................................................01
IntroduçãoTeórica.................................................................02
Materias.................................................................................03
Reagentes.............................................................................04
Toxicológia............................................................................05Procedimentos......................................................................06
Resultados e Discussões......................................................07
Conclusão.............................................................................08
Referencias Bibliográficas....................................................09

Objetivo: 01
Mostrar o funcionamento de um bafômetro através da oxidação do álcool comum (Etanol).

Introdução Teórica 02Os bafômetros conseguem determinar a concentração de álcool no sangue pela análise da intensidade da cor. Essa intensidade é captada e medida com auxílio de uma célula fotoelétrica muito sensível.
Como se usa: Como sabemos, o álcool provoca sobre o organismo humano. Sua ação depressiva sobre o cérebro e sistema nervoso diminui a capacidade mental e física dos indivíduos ,tornando impossível arealização de tarefas mais complexas,como dirigir ,por exemplo.segundo a Associação Médica Americana uma pessoa pode se tornar incapacitada de pegar no volante quando nível de álcool em seu corpo atingir 0,05 gramas/litro.
A partir desta conclusão, surgiu a necessidade de medição da quantidade de álcool presente no organismo dos motoristas. Mas como?
Colher amostras de sangue e enviar para análise emlaboratório seriam algo nem um pouco prático. Tudo se resolve em 1954, quando Dr. Robert Borkenstein da polícia do estado de Indiana ,EUA, inventou o bafômetro, um aparelho que permite checar os níveis de álcool por meio da análise do ar exalado pelos pulmões.O aparelho é composto por um tubo transparente,um bocal e uma bolsa plástica inflável .Para usar o bafômetro ,se deve assoprar o bocal.Quando pessoa ingere uma bebida alcoólica ,o álcool é absorvido pela sua boca ,garganta estômago e intestino, chegando á corrente sanguínea.Quando o sangue passa pelos pulmões ,atravessa as membranas dos alvéolos pulmonares até o ar .desta forma .é possível medir os níveis de álcool do organismo de um individuo por meio da análise de seu hálito .
O ar expelido entra em contato com uma mistura de ácidosulfúrico, dicromato de potássio, nitrato de prata e água, fazendo-a mudar de cor. De amarelo para verde. São a partir destas mudanças de coloração que se estimar os níveis de álcool presentes no sangue e o estado de embriaguez de um indivíduo.
Lei Seca: A lei seca entrou em vigor em 1920, com o objetivo de salvar o país dos problemas relacionados á pobreza e violência. A constituição americanaestabeleceu em 18ª emenda , a proibição ,a fabricação ,o comércio ,o transporte, a exportação e importação de bebidas alcoólicas .pois para o governo todos os males vivido pelo país tinham apenas o álcool como agente causador .Essa lei vigorou por 13 anos ,foi considerado o maior fracasso legislativo de todos os tempos nos Estados Unidos.
O efeito causado pela lei foi totalmente contrário do quese era esperado, ao invés de acabar com o consumo de álcool, com os problemas sócios entre outros, a lei gerou a desmoralização das autoridades. o aumento da corrupção ,explosões da criminalidade em diversos estados e, o enriquecimento das máfias que dominavam o contrabando de bebidas alcoólicas.O ponto de encontro das pessoas que queriam beber era os speakesies,ou seja .bares clandestinos...
tracking img