Economia elasticiade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista de Exercícios 1 – Economia – Engenharia de Produção

1) Neste exercício não há necessidade de se calcular as variações de preço nem a quantidade da curva, umavez que no enunciado há a menção de produtos essenciais, ou seja, não existem produtos substitutos no mercado.
Trata-se de uma curva perfeitamente inelástica nademanda.

2) Elasticidade: Demanda inelástica, uma vez que é < 1.

3) Perfeitamente elástica na oferta. Acima de R$ 120,00 ela vende infinitos produtos e abaixode R$ 120,00 ela não vende nenhuma produto.
4) Perfeitamente inelástica na oferta, uma vez que a alteração nos preços não interfere na quantidade ofertada, quecontinuará sendo de 300 peças.
5) Montagem do gráfico e explicação das curvas de elasticidade.
6) Aumento da capacidade produtiva, reduzindo consequentemente oscustos da produção em longo prazo. Produto final com melhor qualidade.
7) Máximo aproveitamento dos fatores de produção, gerando aumento de empregos, e consequentementeaumento da rena familiar. Propiciando prosperidade econômica.
Agricultura brasileira no passado: intensiva mão de obra.
Agricultura nos dias atuais: Capital,tecnologia e equipamentos geram o aumento da produção e da produtividade e redução da mão de obra. Campo é mais rentável se comparado ao passado.
8) Insumos baixos, capitalabundante (juros subsidiados), mão de obra barata (salários baixos), tecnologia (sem royalties), dentre outros fatores.
9) A curva é perfeitamente inelástica quandoa variação de preços não altera sensivelmente a quantidade. Já uma curva perfeitamente elástica sofre grandes variações na quantidade com a alteração dos preços.
tracking img