Economia descritiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 117 (29059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

BRUNO MOTA LOPES

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO MICROCRÉDITO NA BAHIA (1973-2008)

Salvador 2008

BRUNO MOTA LOPES

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO MICROCRÉDITO NA BAHIA (1973-2008)

Monografia apresentada ao Curso de Ciências Econômica da Universidade Salvador- UNIFACS, como requisitoparcial para obtenção do título de bacharel. Orientador: Prof. Claudio Damasceno.

1º lugar do Prêmio de Monografia Economista Jairo Simões 2009, promovido pelo Conselho Regional de Economia (CORECON-BA).

2º lugar do 8 º Prêmio BNB (Banco do Nordeste do Brasil) de Universitário/2009, por este trabalho.

Talentos

Salvador 2008

Ficha Catalográfica (Elaborada pelo Sistema deBibliotecas UNIFACS

Lopes, Bruno Mota. Análise da evolução do microcrédito na Bahia (1973-2008) Bruno Mota Lopes. – Salvador, 2008. 109 f.: il. Orientador: Claudio Damasceno Pinto . Monografia (Graduação) Universidade Salvador.UNIFACS, 2008. 1. Microcrédito - Bahia. 2. Microempreendedor - Bahia I. Pinto, Cláudio Damasceno, orient. II. Título. CDD 338.5

TERMO DE APROVAÇÃO BRUNO MOTA LOPES

ANÁLISEDA EVOLUÇÃO DO MICROCRÉDITO NA BAHIA (1973-2008)

Monografia aprovada como requisito parcial para obtenção de Graduação Ciências Econômica, Universidade Salvador - UNIFACS, pela seguinte banca examinadora:

____________________________________ Prof. Claudio Damasceno Pinto Mestre – Universidade Salvador - UNIFACS _____________________________________ Prof. Dr. Noélio Dantaslé Spnilo Doutor –Universidade Barcelona _____________________________________ Prof. Gustavo Casseb Pessoti Mestre – Universidade Salvador - UNIFACS

Salvador, dezembro de 2008

AGRADECIMENTOS

A meus pais Rogério (em memória) e Graziela pela educação, formação, ternura e pelo amor incondicional.

A meus avôs Floriano (em memória) e Nair, pela decência de serem protagonistas de uma modesta saga de formarpessoas.

A minha esposa e filha que esta carrega no ventre, pela paciência, colaboração e apoio em todas as horas, bem como pelos sacrifícios ao longo desta jornada.

A minha família, pelo carinho e aquela xícara de café quente quando o frio chegava.

Aos meus amigos e colegas do tempo da escola e da(s) universidade(s) (UEFS e UNIFACS) e do(s) trabalho(s).

Ao meu orientador, ClaudioDamasceno pelo desafio assumido e pela orientação perpassada pelo enorme preocupação de tornar as idéias e discussões ao longo dessa trajetória em um trabalho verdadeiramente científico.

Ao professor Gustavo Casseb pelo vigor no ensino das ciências econômicas e por incentivar seus alunos de forma corajosa em meio às forças que brigam para manter o Status Quo.

A coordenação e professores do curso deeconomia, as bibliotecárias desta instituição, e Rita e Raquel da Biblioteca dos Barris.

As entidades relacionadas neste trabalho e as pessoas que as fazem existirem e persistirem no seu propósito de promoverem o microcrédito.

Toda a conquista, todo o passo adiante no conhecimento é conseqüência da coragem, da dureza em relação a si mesmo, da decência consigo mesmo [...] (NIETZSCHE,Friedrich. ECCE HOMO).

RESUMO

Neste trabalho de pesquisa buscou-se analisar a evolução do microcrédito e o papel das instituições que o promovem no estado da Bahia a partir de 1973, verificando se o mesmo vem cumprindo seu papel de promoção – junto com outras ferramentas - da inclusão socioeconômica via o apoio creditício aos microempreendedores informais, na maioria, localizados nos municípiosmais pobres do estado, considerando seus fortes traços de desequilíbrios entre suas sub-regiões. O que foi realizado, usando das ferramentas teóricas necessárias, por meio do levantamento do processo de desenvolvimento histórico deste instrumento no estado baiano desde seu surgimento até os dias atuais, levandose em conta quais os municípios que primeiro foram mais beneficiados, seja pelo tempo...
tracking img