Economia da china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa – Econômica da China

A economia chinesa vem se desenvolvendo rapidamente, de forma que tem a média de crescimento econômico de quase 10% nesses últimos anos, uma taxa superior a dasmaiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O PIB da China atingiu 2,2 trilhões de dólares em 2006, tornando-se a quarta maior economia do mundo e em 2010 o crescimento foi de 10,3%, fazendo destepaís a segunda economia do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos. Sendo assim a economia chinesa representa atualmente 15% da economia mundial.

Apesar da China apresenta dados de crescimentoeconômico, o país enfrenta dificuldades. Grande parte da população chinesa ainda vive em situação de pobreza, principalmente as pessoas que vivem no campo. A utilização em excesso de combustíveisfósseis tem gerado poluição do ar em grande nível, os rios também têm sofrido com o crescimento econômico, os rios apresentam altos índices de poluição, sem conta quer os salários que são controlados pelogoverno, coloca os operários chineses entre os que recebem a menor remuneração do mundo e com o elevado crescimento urbano, a China sofre constantes desafios com relação a aspectos básicos, comoalimentação, habitação e emprego. Porém, o crescimento chinês apresenta um ritmo muito intenso, podendo transformar este pais, na maior economia mundial.

Existiram reformas na agricultura não foi tãointensa quanto às realizadas na indústria, porém alguns passos foram dados. Mudanças essas a de que o Estado passa a não recolher toda a quantia que era produzida nas terras pertencentes ao Estado,sendo assim o Estado passou a receber apenas uma fração desta quantia. As condições dos agricultores são muito mais precárias do que as dos operários ou de outros funcionários.

È possível perceberque politicamente a china é comunista continua uma pias onde o partido comunista é único, manda em todos e controla tudo. Esta forma de governo é relativamente aceita pelo povo, devido às raízes...
tracking img