Brasil crioulo; caipira; sertanejo; caboclo; sulino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil Crioulo
O aspecto cultural crioulo nasce em volta da economia açucareira, juntando todas as suas ramificações. Com isso, nasce uma civilização, a primeira de esfera mundial onde a Américaera o assentamento, a África a energia provedora e a Europa consumidora exclusiva.

Brasil Sertanejo
O sertanejo nasce nas regiões mais castigadas do Brasil. Região semi-árida. Muitos problemas sedevem à escassez de água. Mas, apesar de tudo, o sertanejo é acima de tudo um guerreiro. Sempre enfrenta as adversidades de sua terra e vive no sertão, criando seu gado, mantendo sua plantação epedindo a Deus que não deixe de “mandar chuva”.

Brasil Caipira
O cultura do caipira foi formada no interior de São Paulo e em outras regiões interioranas dos Estados vizinhos. Proveio duma misturaentre o português e o índio. Essa mistura se intensificou com as investidas dos bandeirantes.
Houve uma mistura até nas línguas, pois em São Paulo falava-se um tupi adaptado. Porém, por pressãoportuguesa, o tupi não predominou como a língua portuguesa, embora alguns nomes de localidades e de pessoas ainda tivessem sido mantidos. O caipira produzia apenas o necessário para sua tranquila vida nocampo. O artesanato e a música ganharam características próprias.
Morando distante dos grandes centros urbanos, eles tem grande censo de união entre as pessoas que moram no mesmo bairro, como umapequena nação. Mas com o passar do tempo, houve certa extinção dessa cultura, por conta das grandes cidades. São Paulo virou uma “destruidora de caipiras”.

Brasil Caboclo
A cultura cabocla nasceu nonorte do país. Com o contato do índio com o branco, intensificada com a ida dos nordestinos para Amazônia. Esse contato não trouxe muitos benefícios para o índio: mortes, doenças, extermínio étnicoe cultural. O privitivismo de uma tecnologia adaptativa essencialmente indígena desapareceu em menos de um século.
Os índios foram sendo dizimados, sendo transformados em escravos para extração de...
tracking img