Amostragem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AMOSTRAGEM
Quando se realiza um estudo quase nunca é possível examinar todos os elementos da população em que se está interessado, por motivos financeiros, ou por limite de tempo, ou restrição na locomoção para registro dos dados.
Mas, geralmente, pode-se trabalhar com o que é acessível, ou seja, com uma parte da população, que deve apresentar a maioria das características da população.Importante é lembrar que a tomada de decisões sobre a população, com base em estudos feitos sobre os dados de uma amostra, constitui a problema central da inferência estatística.
Assim, amostragem é o processo pelo qual se obtém informação sobre um todo (população), examinando-se apenas uma parte do mesmo (amostra).
Felizmente, a inferência estatística nos dá elementos para generalizar as conclusõesobtidas da amostra para toda a população.
Deve-se lembrar que os erros de coleta e manuseio de um grande número de dados podem ser maiores do que as imprecisões a que estamos sujeitos quando generalizamos, via inferência, as conclusões de uma amostra bem selecionada. Portanto, é incorreto pensar que seríamos mais precisos, se tivéssemos acesso a todos os elementos da população.
Entretanto, riscoé a margem de erro motivada pelo fato de se investigar parcialmente (amostra) o universo (população).
Ressalte-se que quanto maior e mais representativa for a amostra, mais forte é o argumento. Se uma amostra for insuficiente ou tendenciosa, conclusões retiradas a partir dela poderão ser totalmente falsas.
Portanto, em um levantamento amostral deve-se:
• Selecionar a característica a serpesquisada
• Definir cuidadosamente a população de interesse
Uma das maneiras de se conseguir representatividade é fazer com que o processo de escolha da amostra seja, de alguma forma aleatório, ou seja, totalmente ao acaso. Portanto, sempre que se puder deve-se planejar o levantamento evitando a parcialidade na seleção.
Tipos de amostragem
Basicamente, existem dois métodos para obtenção da amostra:probabilístico ou não. Nas amostragens não probabilísticas os elementos são escolhidos a esmo ou intencionalmente. Esse tipo de amostragem algumas vezes procura usar procedimento aleatório, mas sem um sorteio, ou seja, sem utilizar dispositivos aleatórios confiáveis. Exemplo: escolher vizinhos ou amigos.
Entretanto, os resultados da amostragem a esmo são, em geral, equivalentes aos de umaamostragem probabilística desde que:
• a população seja homogênea e
• se o amostrador não for inconscientemente influenciado por alguma característica dos elementos da amostra.
Nas amostragens probabilísticas as unidades amostrais são escolhidas mediante mecanismos de sorteio. Assim cada elemento da população possui certa probabilidade de ser selecionado a qual é, em geral, a mesma para todos osindivíduos. Assim se o tamanho da população for N, a probabilidade de um indivíduo estar nela será 1/N.
De modo geral, para garantir a busca da imparcialidade e representatividade usadas no plano experimental, é preferível escolher os elementos que participarão da amostras aleatoriamente; ou seja, usando amostras probabilísticas.
Evidentemente, deve-se evitar o vício amostral, que vem datendenciosidade das informações. O vício ocorre quando existe uma tendência na seleção das unidades amostrais, favorecendo uma dada característica particular.
É preciso ainda lembrar que, quanto à extração dos elementos, as amostras podem ser:
• Com reposição - quando um elemento sorteado puder ser sorteado novamente.
• Sem reposição - quando o elemento sorteado puder figurar uma única vez na amostraA amostragem é, por sua vez, um conjunto de procedimentos através dos quais se seleciona uma amostra de uma população. Podem-se dividir as técnicas de amostragem em vários tipos:
- Amostragem probabilística - procedimento em que todos os elementos da população têm uma probabilidade conhecida e superior a zero de integrar a amostra;
- Amostragem não probabilística:
Amostragem intencional -...
tracking img