Econometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Parte I – Objetivo geral da Econometria

2. Parte II – Conceitos do modelo Econométrico
3.1. – O modelo Econométrico (09/02)
3.2. – Algumas caracteristica do modelo econometrico (13/02)

3. Parte III – Construção do modelo de mínimos quadrados Ordinários (16/02)
4.3. - Estimaçao do modelo de minimos quadrados ordinarios (23/02)
4.4. - Análise deadequalidade do modelo estimado (27/02)
4.5. 2.3 – fontes de erro e as analises prévias do modelo de minimos quadrados ordinarios ( 05/03)
4.6. 2.4 – formas linearizaveis (05/03)
4.7. 2.5 – algumas consideraçoes sobre o erro do modelo (12/03)

4. Parte III – Diagnostico 1 : Normalidade de multicolinearidade (22/03)
5.8. 3.1 – segundo caminho para normalidade : Gráfico deprobabilidade Normal (26/03)
5.9. 3.2 – Causa geral da não normalidade (26/03)

5. Parte IV – Diagnostico 2 : Autocorrelação
6. Parte V – Diagnostico 3 : Hetereocedistacidade
7. Parte VI – Séries Temporáis

Parte I – Objetivo geral da Econometria
O que é econometria - ?

Econometria é o ramo do conhecimento humano que aplica a Matemática e a Estatística à TeoriaEconômica, objetivando dar-lhe conteúdo empírico (Prof. Ms. Oliveira Capitão , Antonio Carlos de; ECONOMETRIA Regressão Linear Simples; Regressão Potencial; Exponencial; Hiperbólica; Regressão Linear Múltipla; Disponivel em - http://www.capitao.pro.br/apostilas/estatistica/E4%20-%20AN%C1LISE%20DE%20REGRESS%C3O%20SIMPLES.pdf; pagina1; Acessado em 05 de maio de 12) [...] roma da economia que trata damensuraçao de ralçoes ecnomicas, isto é , ralçoes entre variaveis de naturaza economica. O termo econometria é constituidao de duas palavras de origem grega: economia e medida ( Matos, Orlando Careniro de; Econometria Basica; Editora Atla; São Paulo; 3 Ed; 2000; Pag 15; 27 de maio de 12).
A econometria busca trabalhar com Ferramentas de construçao e diagnosticos de modelos economicos usando dearcabouço a matemática e estatistica. Atraves da ecomometria é possivel tomar decisões estratégicas e estudar empiricamente causa e efeito na economia.

Parte II – Conceitos do modelo Econométrico
2.1 – O Modelo econometrico
A econometria construirá um modelo economico visado prova-lo empircamente atraves de estudos e observaçoes.
De modo geral, a palavra modelo pode ser entendida como umarepresentaçao simplificada da realidade, estruturada de tal forma que permita compreeender o funcionamento total ou parcial dessa realidade ou fenomeno (Matos, Orlando Careniro de; Econometria Basica; Editora Atla; São Paulo; 3 Ed; 2000; Pag 20; 27 de maio de 12).
Primeiro, é necessario o estudo de uma teoria ou modelo economico teorico existente ou que se quiera descobrir. Interesse em descobrir,investigar, a relaçao de dependencia entre duas ou mais variaveis economicas, ou seja, saber a necessidade de algo atraves de dados/variaveis.
O segundo passo, seria escolher um conunto de vairiveis observaveis e que serao utilizadas na montagem do modelo , onde uma das variaveis sera indicada como variavel dependente, essa sera a varivavel que queremos explicar. Explicaremos o comportamento dessavariavel dependente ( Modelo) atraves das variaveis independentes ( dados coletados). Ou seja, o modelo vai se comportar de acordo com os dados escolhidos, o que é muito importantes, pois se tiver grander problemas com esse dados, se eles estiverem de alguma forma defeituoso, o comportamento do modelo, ou a explicaçao desse modelo estará incorreta.
Conseguimos as variaveis independentes atrabes depesquisas e amostragens. O grande problema é, quando usamos amostragens, encontramos estimativas, sendo assim, temos que considerar os erros e acertos. No modelo econometrico , por se tratar de um modelo matematico, náo podemos considerar um erro, se seu resutado deve sempre ser exato, falremos das formas de correçao desse problema mais adiante.
Notaçoes:
Y – varivavel dependente
X1; X2, X3...
tracking img