Ecogastronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A evolução gastronômica e/ou alimentar vem ao longo dos tempos se caracterizando pela cultura do sociedade. Sabemos que uma das coisas mais difíceis de se desnacionalizar por exemplo, é o habito alimentar das pessoas.

A comida tem o poder de aliar pessoas, diminuir tensões e saciar vontades. Mas alem disso a comida mexe também com todos os sentidos sensoriais do corpo humanocomo: olfato, visão, paladar e tato.

Os alimentos não são somente alimentos. Alimentar-se é um ato nutricional, comer é um ato social, pois constitui atitudes ligadas aos usos, costumes, protocolos, condutas e situações das pessoas. Nenhum alimento que entra em nossa boca, não tem significado. A história da sensibilidade gastronômica explicada pelas manifestações culturais e sociais, marcamuma determinada época da sociedade. Neste sentido, o que se come é tão importante quanto quando se come, onde se come, como se come e com quem se come.

Este trabalho vem representar para a sociedade a força de uma nova cultura para o mundo, que em suma ainda não é uma cultura forte mais tem crescido cada dias mais, pois o mundo tem passado por muitas mudanças relacionadas a natureza, e a ecogastronomia que é o que vamos abordar, traz uma nova manifestação cultural que representará o futuro das civilizações.





OBJETIVO = MONTAR UMA EMPRESA NO RAMO ALIMENTICIO DE SLOW FOOD.

NOME DO RESTAURANTE = GREEN NATION RESTAURENTE



DEFINIÇÕES

O QUE VENDEMOS: VENDEMOS PRATOS QUE SEGUEM UMA SELEÇÃO RIGOROSA DE PRODUTOS NATURAIS, SEM ADIÇAO DE "VENENOS QUIMICOS" DA LAVOROURA DEDETERMINADOS AGRICULTORES DO BRASIL E ATÉ MESMO DE OUTROS PAÍSES.

CARACTERISTICAS: LUGAR ACONCHEGANTE ONDE AS PESSOAS APRECIAM O PALADAR E A CULTURA DE UMA COMIDA TOTALMENTE SAUDAVEL E FORA DOS PADRÕES ATUAIS MAIS CONHECIDOS COMO FAST FOOD.

BENEFÍCIOS E UTILIDADES: TRAZER PARA A CIDADE UM DIFERENCIAL GASTRONOMICO COM UMA ALTERNATIVA DE PALADAR MAIS CONCIENTE COM A NATUREZA E O BEM ESTAR, COMA OPÇÕES DE PRATOS SEM AGROTÓXICOS E OUTROS MALES DOS DIAS ATUAIS.

PARA QUEM VENDEMOS: VENDEMOS PARA O PUBLICO QUE APRECIA O SABOR NATURAL DOS ALIMENTOS, O PRODUTOR TRADICIONAL, AS RECEITAS CASEIRAS E AINDA A CONVIVÊNCIA SOCIAL COM PESSOAS CONHECIDAS.



PESQUISA DE MERCADO.

Atualmente, podemos presenciar um crescimento cada vez maior do setor alimentício no mundo todo. E a maior partedeste crescimento está relacionado ao surgimento de novas redes de fast-food. A correia pela qual as famílias passam em seu cotidiano faz com que as mesmas procurem cada vez mais, soluções práticas e rápidas nas horas de alimentação.

Isso acabou gerando um certo “desinteresse” por restaurantes que levam mais de meia hora para se almoçar mas, ao mesmo tempo, uma revolta para os apreciadores daboa culinária.

Segundo a nutricionista Dra. Nina da Costa Correia "O setor produtivo de alimentos pode ser dividido em produção de alimentos in natura, originados da agricultura e pecuária, e produção de alimentos industrializados. Estes setores têm mantido elevado crescimento e produtividade tanto em tempos de crise econômica como no desenvolvimento. Pode-se dizer que é uma necessidade dasobrevivência humana. A produção de alimentos de forma sustentada e ecologicamente correta vem se tornando diferencial de qualidade para o consumidor, considerando-se a preferência mundial pelos produtos naturais e orgânicos que são mais valorizados comercialmente".

"Outra prática que tem sido cobrada pelos grandes centros de comércio mundial é a rastreabilidade dos alimentos produzidos queresulta em uma melhor vigilância sanitária para a garantia do controle de doenças e contaminantes que podem trazer riscos à saúde da população. Foi o que se assistiu nos embates entre o Brasil e a União Européia, que proibiu a exportação da carne brasileira para a Europa, somente liberada após a certificação das fazendas brasileiras que possuíam condições de controle, ou seja, o restaurante deveria...
tracking img