Ecofisiologia de plantas do cerrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA
INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS CERES
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
FISIOLOGIA VEGETAL








ECOFISIOLOGIA DE plantas DO CERRADO



KARLA CARNEIRO

MAYARA STEFANY MARIANO

ACADÊMICAS










CERES – GOIÁS
JANEIRO – 2012
RESUMO
A ecofisiologia oferece subsídios paraprever, controlar e evitar problemas das plantas, para isso é necessário o conhecimento dos fatores envolvidos para seu crescimento, nutrição, floração, germinação, frutificação, fisionomia e anatomia dos órgãos da planta. Esse ramo da biologia anda atrelado a biologia evolutiva de plantas, o bioma cerrado exemplifica essa evolução através das adaptações de seu complexo vegetacional. O Cerradobrasileiro localiza-se na planície central do Brasil e abrange 22% do país, sendo o segundo maior bioma brasileiro. Ocorre em áreas tropicais com clima fortemente estacional e apresenta formações savânicas representando quase a metade da região do Cerrado. A água, a temperatura, a luz e o solo estão entre os fatores mais importantes que atuam no desenvolvimento deste complexo vegetacional, exercendoefeitos diretos nas taxas fotossintéticas, na abertura estomática e síntese de pigmentos. As plantas do cerrado são expostas a intensidades luminosas altas e baixas umidades relativas. O fogo é outro fator importante para vegetação do Cerrado, que em muitos casos determina a fitofisionomia de um microambiente, pode aumentar a taxa de germinação ou até extinguir espécies sensíveis a ele, reduz adensidade de indivíduos jovens e aumenta o entouceramento. Cada tipo fisionômico dentro do cerrado possui características ecofisiológicas distintas em termos de utilização dos recursos ambientais disponíveis, e possuem diferentes estratégias para sobreviver às adversidades impostas pelo ambiente físico.

Palavras-chave: Cerrado, ecofisiologia, fisiologia, fogo e adaptação

INTRODUÇÃO
OCerrado localiza-se na planície central do Brasil (5-200oS e 450-- 60oL). Compreende a 1.783 milhões de km2 do território do país, o que representa 22% da terra brasileira, é o segundo maior bioma brasileiro e apresenta uma grande riqueza em biodiversidade. Esse bioma é o principal ecossistema savânico nacional. O número de espécies de plantas vasculares no Cerrado excede a 7.000, e 44% de sua flora éendêmica. Quando se considera a fenologia das árvores, embora as plantas sempre-verdes sejam maioria no bioma Cerrado, as árvores decíduas ou semidecíduas são encontradas frequentemente, com a renovação das folhas ocorrendo na estação seca (JEPSON, 2005).
O clima do Cerrado é sazonal, com uma estação chuvosa e outra seca, com temperaturas médias que variam de 22- 27oC. Os solos do cerrado sensosticto são oxisolos profundos, drenados, ácidos, com saturação elevada de alumínio e baixa disponibilidade de nutrientes, como nitrogênio e fósforo (GOODLAND & FERRI, 1979)
A água, a temperatura, a luz e o solo estão entre os fatores mais importantes que atuam no desenvolvimento deste complexo vegetacional, uma vez que exercem efeitos diretos nas taxas fotossintéticas, na abertura estomática esíntese de pigmentos.
As plantas do cerrado são expostas durante vários meses por ano a intensidades luminosas altas e baixas umidades relativas. Apesar das condições estressantes ao crescimento e à produtividade, as comunidades do cerrado s.s. têm uma estrutura muito complexa, com muitas espécies arbóreas endêmicas que diferem entre si na estrutura foliar e capacidade fotossintética (PRADO &MORAES, 1997).
A relação com o fogo é outro fator importante para vegetação do Cerrado, que em muitos casos determina a fitofisionomia de um microambiente, pode aumentar a taxa de germinação ou até extinguir espécies sensíveis ao fogo, reduz a densidade de indivíduos jovens e aumenta o entouceramento.
Comumente a vegetação do cerrado é expostas a condições climáticas e edáficas severas. Cada...
tracking img