Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Medicamentos Controlados:

Drogas tranquilizantes é uma invenção do século 20, desenvolvidas para aliviar ansiedades, preocupações e temores. Junto com álcool, nicotina e aspirina, os tranquilizantes são as drogas mais usadas e abusadas no mundo. São várias as categorias em que estão divididos os tranquilizantes, que, de maneira geral, atuam como agentes depressivos do sistema nervoso central.Eles podem ser:
Benzodiazepinas: Considerados tranquilizantes menores, incluem medicamentos como Librium e Valium, duas substâncias farmacologicamente similares, que são consideradas as drogas mais amplamente receitadas no mundo todo. Esses dois remédios têm ação prolongada e pequena potencial de overdose ou formação de hábito. Consumidores de doses excessivas, porém, podem tornar-se viciados.Efeitos colaterais
Como qualquer medicamento, podemos encontrar efeitos adversos, como fraqueza, náuseas e vômitos, dores abdominais, diarréia, dores articulares, dores torácicas, além de incontinência urinária. Reações que devem ser bem conhecidas pelo médico para orientação e esclarecimento do paciente

Meprobamatos: Representados principalmente pelos medicamentos Equanil e Miltown, vendidose receitados desde 1955, considerados inicialmente como remédios seguros e não viciantes para o alívio de ansiedades. Mais tarde, descobriu-se que essas substâncias possuíam enorme potencial de overdose e de indução ao vício, produzindo euforia e efeitos semelhantes aos dos barbitúricos.
Efeitos colaterais: Leves dores pelo corpo,Sensação de estarem meio aéreas, mareadas, enjoadas,sensação dealguns formigamentos pelo corpo,sensação de "choquinhos" pelo corpo,sensação de o cérebro balançar na cabeça

Metaqualona: Categoria que inclui medicamentos como Quaalude e Mandrax (ou Mandrix), substâncias sedativas e hipnóticas não-barbitúricas, semelhantes aos meprobamatos. Atualmente, sabe-se que os metaqualones possuem grande potencial de overdose e de vício, embora haja alguns anos a drogafosse considerada segura e incapaz de formar hábito.
Efeitos colaterais: POSITIVOS: Relaxamento, Calma, Euforia, Autoconfiança

NEUTROS: Sonolência, Descoordenação, Sono

Fenobarbitais: Classe representada por tranquilizantes como Luminal. Quando usada por breves períodos, a droga tem baixo potencial de vício e overdose, agindo como relaxante muscular, sem os efeitos sedativos dos outrosbarbitúricos. Quando ingerida de forma intensiva, a substância pode causar dependência, com sintomas de síndrome de abstinência no caso de suspensão repentina.

Efeitos colaterais:
os efeitos podem ocorrer geralmente após o uso crônico de fenobarbital, principalmente por via oral: sonolência no início do dia; dificuldade em acordar e às vezes, dificuldade para falar; problemas de coordenação eequilíbrio; raramente, vertigem com cefaléia; reações alérgicas cutâneas (erupções maculopapulares escarlatiniformes) em 1 a 3% da população, mais comum em adolescentes do que em adultos; artralgia (síndrome mão-ombro); distúrbios do humor; anemia megaloblástica devido à deficiência de ácido fólico; osteomalácia e raquitismo.
Fenotiazinas: Abrange, entre outros, os remédios Thorazine, Compazine,e Mellaril, considerados tranquilizantes maiores ou antipsicóticos, com aplicação no tratamento de esquizofrenia. Essas drogas têm potencial de overdose moderado, e praticamente não causam vício, embora possam gerar efeitos colaterais, como sintomas semelhantes aos apresentados por doentes do mal de Parkinson.
Efeitos colaterais

São de aparição mais frequente: visão turva ou qualqueralteração na visão, movimentos de torção do corpo por efeitos parkinsonianos extrapiramidais distônicos. Hipotensão, constipação, enjôos, sonolência, secura na boca, congestão nasal. Raramente se observa discinesia tardia, micção difícil (por efeito antimuscarínico), erupção cutânea, distúrbios do ciclo menstrual, hipersensibilidade à luz solar, galactorreia, náuseas, vômitos

Antidepressivos...
tracking img