Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A prevenção ao uso abusivo das drogas entre crianças e adolescentes na cidade de Dois Irmãos do Tocantins?



1- APRESENTAÇÃO




A temática que será apresentada tem o intuito de orientar os adolescentes, quanto ao uso e as complicações causadas pelas drogas. Diante de diversos fatores constatamos que a prevenção ao uso das drogas desenvolverá uma ação a redução da criminalidade,desafeto entre as famílias fortalecendo assim os enlaces familiares e a qualidade de vida.

O motivo pelo qual nos levou a estudar a temática prevenção às drogas foi devido a crescentes índices de tráfico e usuários de drogas na infância e na adolescência no enredo escolar e do município.

O projeto será executado no dia30/ 08/ 2012 das 14 h as 17 h no Colégio Estadual Presidente CasteloBranco, em Dois Irmãos Tocantins.

Falta falar um pouco do campo de estágio e da política do mesmo

.
























2 – JUSTIFICATIVA



Entende-se que as políticas sociais relacionam-se com o processo de reprodução da força de trabalho, por meio de serviços e benefícios financiados por fundos a eles destinados, e que a assistência é uma forma de subsidio que pode sertécnico, financeiro, material ou psicológico, entre outros. A assistência Social como política pública, inicia-se realizando ações de concessões de auxílios financeiros ou materiais e, ela substitui esses auxílios por serviços e programas, e desenvolve ações pautadas pela caridade e pela benevolência.

Entende-se que a prevenção ao uso abusivo das drogas é fundamental e deve ser feita a partir daconscientização. Observa-se que parte da juventude nos dias de hoje vive em uma situação de vulnerabilidade que decorre por vários fatores de risco, como de saúde precária, abandono escolar, desemprego, suporte familiar, valores culturais e religiosos, estado de vida acesso aos bens culturais e econômicos.

Tendo em vista a variabilidade do conceito de prevenção no âmbito social e da saúdepublica, é imprescindível não relatar aos diversos tipos de drogas.

De acordo com a Organização mundial da saúde (OMS, 1981) Droga é qualquer substancia ou ingrediente que se usa capaz de modificar a função de organismos vivos resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.




O primeiro artigo da lei dos tóxicos lei nº 6368/76 diz expressamente que “é dever detoda pessoa física ou jurídica colaborar na prevenção e repressão do trafico ilícito de uso indevido de substancia entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica”, e a mesma lei distingue ainda quatro categorias de pessoas envolvidas com drogas.

Drogas lícitas e ilícitas:

Drogas ilícitas - são substancias psicoativas, cuja produção, comercialização, compra, venda,transporte, fora dos canais da legalidade, constituem infração penal.

Drogas lícitas- é uma droga que esta legalmente disponível por receita medica, por determinada jurisdição ou por vezes é uma droga disponível sem receita e podem ter seu uso controlado como alguns medicamentos. O abuso de substancias permitido também e prejudicial à saúde, o esclarecimento e a educação preventiva, sãoinstrumentos para amenizar esse tipo de situação.

Categorias de drogas:

As drogas são divididas em três grupos, denominadas de:

• Psicolépticas- são drogas que reduzem a atividade mental.

• Psicoanalepticas- são as que elevam a atividade mental.

• Psicodislepticas- são as que atingem a mente produzindo distorções e desvios de percepção de tempo e espaço. São substancias químicas, naturais ousintéticas.

Fatores de risco em relação às drogas:

A organização mundial de saúde, (OMS) considera como mais propensa ao uso de drogas à pessoa:

• Sem adequadas informações sobre os efeitos das drogas,

• Com uma saúde deficiente,

• Com personalidade deficientemente integrada,

• Com fácil acesso as drogas,

Em contrapartida, a pessoa com menor possibilidade de usar drogas...
tracking img