Artigo semi - condutores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Materiais Elétricos Semicondutores
Materials Electrical Semiconductors

André Antônio Anton
Matricula: 092420002
Professor: Sidinei Ghissoni
Engenharia Elétrica
UNIPAMPA – Universidade Federal Do Pampa
andreantonioanton@bol.com.br


Abstract

One of the triumphs of the atomic and kinetic theories is its ability to account for almost. All physical properties of matter,explaining, for example, that some materials are good conductors of heat, while others are not. There is an intermediate class of substances, called semiconductors, which have a level of conductivity between ends of an insulator and a conductor. Are better conductors than insulators of electricity, but not as good conductors such as copper. Such materials are show extremely useful for electronics. Incomparison with metals and insulators, the electrical properties of semiconductors are affected by variation of temperature, light exposure and accrued impurities. A pure semiconductor silicon as the element has an electrical conductivity rather limited, but if small amounts of impurities are incorporated into a crystalline structure, its electrical properties change significantly. The material canpassing, for example, conduct electricity in only one direction, shape acts as a diode.


Introdução


Um material que não conduz carga é chamado isolante, enquanto que um material que seja um excelente condutor de carga é denominado condutor, um material cuja condutividade elétrica seja intermediária entre um isolante e um condutor é chamado semicondutor.
A diferença entre elespode ser explicada em termos da estrutura de bandas de
energia eletrônica. Para um isolante, a banda de energia dos elétrons da camada de valência está separada da banda de energia dos elétrons da camada de condução por uma lacuna de energia, denominada banda proibida.
Assim, para um isolante, a energia que deve ser fornecida a um elétron da camada de valência por um campo elétrico é muitoinferior de energia para levar o elétron de uma camada ocupada para uma camada livre.
O semicondutor também apresenta uma lacuna de energia devido à banda proibida. Para um condutor, a ligação atômica sendo do tipo metálica, na qual os elétrons das camadas mais externas estão fracamente ligados aos núcleos atômicos, faz com que as bandas de energia de valência e de condução se superponham,permitindo a existência de elétrons livres, que são os responsáveis pela alta condutividade elétrica destes materiais.

Referencial Teórico

Os materiais sólidos têm sido convenientemente agrupados em três classificações básicas: metais, cerâmicos e polímeros.
Esse esquema está baseado principalmente na composição química e na estrutura atômica, e a maioria dos materiais se encaixaem um ou outro grupamento distinto, embora existam alguns materiais intermediários.
Adicionalmente, existem três outros grupos de materiais importantes na engenharia: compósito, semicondutores e biomateriais. Os compósitos consistem em combinações de dois ou mais materiais diferentes, enquanto os semicondutores são utilizados devido às suas características elétricas peculiares osbiomateriais são implantados no interior do corpo humano.
Por tanto neste artigo, estudaremos matérias semicondutores.



Semicondutores


Os semicondutores possuem propriedades elétricas que são intermediárias entre aquelas apresentadas pelos condutores elétricos e pelos isolantes. São compostos por materiais específicos e similares aos de cerâmicas.
Além disso, ascaracterísticas elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de minúsculas concentrações de átomos de impurezas, concentrações que podem ser controladas ao longo de regiões espaciais muito pequenas. Os semicondutores tomaram possível o advento dos dispositivos e circuitos integrados eletrônicos, que revolucionaram totalmente as indústrias de produtos eletrônicos e de computadores ao longo...
tracking img