Resumo do texto tipos de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO TEXTO TIPOS DE CONHECIMENTO

São descritos no texto quatro tipos de conhecimento: o senso comum; o conhecimento religioso; o conhecimento filosófico; e o conhecimentocientifico. Os mesmos foram e são fundamentais para o desenvolvimento da humanidade.
O Senso comum é o conhecimento mais antigo, passado de geração em geração e é tambémconhecido como conhecimento popular. É o conhecimento que não necessita de professores, livros ou cartilhas. Para serem adquiridos. Esse conhecimento foi o que deu origem a tantosoutros.
O Conhecimento religioso talvez seja tão antigo quanto o popular. Antigamente o homem precisava de resposta para coisas que aconteciam, mitos, sem explicação natural e assim,encontravam a explicação no sobrenatural, que teria a função de tranquilizar o homem. A função do conhecimento religioso é fornecer resposta para nossas perguntas existenciais.A filosofia nasceu na Grécia e influenciou todo o pensamento ocidental. O conhecimento filosófico estuda perguntas como: “Existe alma?” ou “Se as almas existem como se ligam aocorpo?”. Esse tipo de conhecimento se baseia principalmente em argumentos e especulações. Seu objetivo é buscar a verdade juntamente com uma sistematização do conhecimento(intelectual e braça) e fazer uso da utilidade pratica de se pensar. Os primeiros grandes filósofos gregos foram Sócrates, Platão e Aristóteles.
O conhecimento cientifico estudaperguntas como: “Porque um corpo cai?” ou “Porque alguém morre?”. Esse conhecimento tenta estabelecer leis e padrões e se baseia fortemente em fatos, onde distingui-se dois tipos defatos, os naturais e sociais mas também pode se racional e formalizado. A ciência faz uso de pesquisa e experimentação a fim de encontrar a verdade que é seu objetivo principal.
tracking img