Drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Atualmente existe uma grande preocupação com o consumo de drogas, pelo menos é isso que mostram os debates e as pesquisas sobre o uso de drogas, os seus males, os seus benefícios e no Brasil, especialmente, a discussão sobre a legalização de certas substâncias. Saindo desse contexto mais social, nós vamos apresentar nesse trabalho as principais drogas conhecidas, além de seusefeitos instantâneos e a longo prazo no organismo dos seres humanos.

As drogas podem ter vários significados, e esses significados são tão amplos que podem significar desde uma substância que pode curar uma doença e salvar uma vida até uma substância que mata no primeiro uso. Segundo a Wikipédia, a droga, “em medicina, refere-se a qualquer substância com o potencial de prevenir ou curar doenças ouaumentar o bem-estar físico ou mental; em farmacologia, refere-se a qualquer agente químico que altera os processos bioquímicos e fisiológicos de tecidos ou organismos.”. Por preferência, utilizaremos o segundo significado, que é mais amplo e conveniente para este trabalho. Nos dias de hoje existem milhões de substâncias que podem ser consideradas drogas, mas a grande maioria não faz mal aoorganismo humano, pelo menos se usada de forma controlada para que atenda apenas as necessidades do usuário. Dentre essas drogas estão medicamentos do nosso dia-a-dia, como o paracetamol e o metamizol (remédios para dores no corpo), mas também existem as substâncias alucinógenas e extasiantes, que em geral fazem mal para o corpo (como o ecstasy, a cocaína e outras). Neste trabalho vamos falar dessassubstâncias, que fazem mal ao corpo humano e que são consideradas “drogas” pela sociedade.
Estamos no século XXI, e atualmente é difícil ir em algum lugar sem que se veja pessoas (em geral adolescentes e jovens) ingerindo álcool ou fumando cigarro em plena luz do dia. Embora existam propagandas contra essas drogas, nada no Brasil (e em boa parte dos países do mundo) impeça que essas substânciassejam consumidas, e o que agrava essa situação é a falta de responsabilidades das pessoas, que bebem sem parar até que passem mal (ou pior, faleçam). Como são substâncias liberadas, muitas vezes fazem mais mal do que outros tipos de drogas não liberadas, pois o consumo acaba sendo muito maior.
O cigarro, que é a segunda droga mais utilizada no mundo, trás muitos males para o organismo humano, eisso se deve ao fato de um único cigarro conter 5 mil substâncias nocivas para o corpo humano. A fumaça do cigarro contém substâncias como o níquel, o arsênio, o polônio 210, o DDT, o cádmio e muitas outras comprovadamente cancerígenas. Com todas essas substâncias nocivas ao corpo humano, o fumante pode desenvolver diversas doenças, entre elas estão: o câncer de pulmão, de laringe, de bexiga, nosrins, além doenças cardiovasculares e distúrbios gastrointestinais. O ato de fumar ainda prejudica o Sistema Nervoso Central, podendo causar vômitos, convulsões, depressão respiratória e até mesmo a morte. A nicotina, que é uma das substâncias presentes no cigarro, é a principal causadora da dependência do cigarro no dia-a-dia. “Essa substância provoca alterações no sistema límbico - região docérebro que comanda as emoções e as necessidades básicas do corpo, como comer e dormir. São essas mudanças na estrutura cerebral que despertam a vontade de dar mais uma tragada, necessidade que se repete várias vezes ao dia.”.
A próxima droga é o álcool, que é a droga mais consumida em todo o mundo. Embora o álcool seja legalizado em quase todos os países do mundo, muitas vezes o efeito do álcool nocorpo é mais devastador do que no caso de outras drogas, principalmente por ser ingerido em grande quantidade. O principal agente ativo do álcool é o etanol, e isso é o que faz essa droga atuar no sistema nervoso central, podendo causar dependência, mudança no comportamento e em casos extremos levar a morte. O álcool por si só é como quase toda outra droga no mundo: não causa danos em pequena...
tracking img