Responsabilidade social e valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entende-se por responsabilidade social como um construto particularmente do ramo empresarial, idealizado e regularmente usado neste âmbito. A definição derespondabilidade social, de acordo com o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), “a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa basevoluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo”.

Em pleno século XXI, grande parcela da sociedade não se dá mais por satisfeita em comprardeterminados produtos de empresas onde ela não consegue visualizar nenhum retorno sobre esse investimento. Desta forma, as empresas necessariamente precisam visualizaralém do valor de mensuração de seus ativos, sejam eles tangíveis ou intangíveis.
Em diversas pesquisas realizadas durante os estudos sobre responsabilidade socialpelas empresas é sabido que se o consumidor tem a percepção do que se trata e realmente compreende o que é responsabilidade social, a possibilidade de que ele seja levado acomprar produtos de uma empresa em que ele acredita que exerce atividades que corroborem com este conceito é bastante significativa.

As empresas que desejammelhorar essa relação entre o valor e a responsabilidade social precisam desenvolver estruturas que lhes permitam realizar atividades que agreguem valor à sociedade,conseqüentemente, elevando seus ativos, tangíveis e intangíveis. Todavia, para que o construto se converta em ação e atitude por parte da organização e cumpra sua função depotencializar os lucros e se torne um meio da empresa se destacar no mercado, é preciso direcionar e equilibrar suas ações para atender a demanda por parte do consumidor.
tracking img