Drogaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As Farmácias e Drogarias dependem de estar enquadradas nas normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para que possam atender a população oferecendo um atendimento adequado, visando atender as suas reais necessidades, oferecendo uma forma de tratamento medicamentosa que traga a cura ou uma melhor qualidade de vida dos pacientes (cidadãos). Tornando-se assimum ambiente que promove a saúde e não apenas conhecido com um sendo um ambiente comercial.
Neste trabalho serão expostos as Normas de Vigilância Sanitária estabelecidas para o funcionamento correto de acordo com as Leis que atuais que regem o país dento da área de Drogarias e Farmácias.
















ATIVIDADE DESENVOLVIDA
A DROGARIA é um estabelecimento comercial, cujaatividade está regulada pela Lei Federal nº Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. Esta lei, por sua vez, foi regulamentada pelo Decreto nº 74.170, de 10 de junho de 1974.
O comércio (bem como o fornecimento gratuito) de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, é privativodos seguintes estabelecimentos, devidamente licenciados: DROGARIA, farmácia, posto de medicamento e unidade volante, e dispensário de medicamentos.
As DROGARIAS poderão manter serviços de atendimento ao público para a aplicação de injeções e curativos de pequeno porte sob a responsabilidade do técnico habilitado, de acordo com normas técnicas específicas.
Conceito de DROGARIA - é oestabelecimento que comercializa drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.
É permitido às DROGARIAS e farmácias exercerem o comércio de determinados correlatos, como aparelhos e acessórios usados para fins terapêuticos ou de correção estética, produtos utilizados para fins diagnósticos e analíticos, de higiene pessoal ou de ambiente, de cosméticos e perfumes, osdietéticos, os produtos óticos, de acústica médica, odontológicos, veterinários e outros, desde que observada a legislação especifica federal e a supletiva pertinente dos Estados, do Distrito Federal e dos Território















DOCUMENTAÇÃO
Imóvel
Para a abertura da farmácia é preciso, em primeiro lugar, ter um local definido.
Verificar se o local escolhido está de acordocom os critérios de zoneamento, e também com a legislação vigente. A outra preocupação é relacionada ao imóvel, que precisa estar em situação regular conforme a sua planta, e possuir o habite-se, pois caso contrário, não será possível a obtenção do Alvará Sanitário. É importante frisar que isso é de responsabilidade do proprietário do imóvel e não necessariamente do locatário. Na escolha do local dafarmácia é importante verificar a quantidade de pessoas que transitam e/ou moram nas redondezas. Um estacionamento de fácil acesso nas proximidades da farmácia e a própria visualização da farmácia são fundamentais para uma clientela maior. A regalia de ter lojas de ramos diversos nas proximidades facilita as compras dos clientes, por isso, é interessante a localização da farmácia próxima a outrosestabelecimentos comerciais, como supermercados, shoppings e em ruas principais. É necessário que a farmácia meça, no mínimo, 60m2, sendo que destes, 50 m2 devem ser para a área da farmácia (dispensação, sala de aplicação, estoque), conforme especificações da Vigilância Sanitária.
Documentações para a Contabilidade
Para o registro da firma no Escritório Contábil, são necessários os seguintesdocumentos:
 Cinco Fotocópias do CPF e Carteira de Identidade dos sócios, frente e versos, autenticados;
 Comprovante de endereço(s) do(s) sócio(s);
 Endereço da empresa;
 Nome fantasia;
 Cópia do Contrato de Aluguel ou Escritura no caso de imóvel próprio e habite-se;
 Razão Social (não pode existir nenhuma outra empresa com a mesma razão social);
 Cópia simples do RG e CPF dos...
tracking img