Historia do prevencionismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* 1. História do Prevencionismo no Mundo Prof. Luís Claudio.
* 2. Para que se compreenda, de forma consistente, a história da segurança é de suma importância que se estabeleça um histórico sobre a evolução da política e da filosofia prevencionista no mundo. Apresentação Introdução a Segurança.
* 3. Os primeiros indícios de ações prevencionista remontam da Europa do século XVIII, maisespecificamente da Inglaterra, após o nascimento da revolução industrial. Revolução Industrial Introdução a Segurança.
* 4. Sua origem Partiu das profundas alterações tecnológicas provocadas pela revolução industrial, que iniciou em 1760 A Revolução Industrial e o Prevencionismo.
* 5. Em 760 o aparecimento da primeira máquina de tear. Primeiros Indícios A Revolução Industrial e oPrevencionismo
* 6. Primeiros Indícios Invenção da máquina a vapor (em 1781) por James Watts, deram início aos grandes processos de industrialização. Significando a substituição do trabalho humano pela máquina. A Revolução Industrial e o Prevencionismo.
* 7. Início do Pensamento Prevencionista Na Inglaterra, a preocupação com a prevenção de acidentes do trabalho e de outros fatores de risco, queeram frequentes no ambiente das primeiras fábricas, gerou a união de trabalhadores e homens públicos para a concretização das bases da política prevencionista. Século XIX.
* 8. Em 1928, o American Engineering Councill já fazia referência à relação existente entre: O Os custos indiretos (não segurados) e o s custos diretos (segurados) dos acidentes, onde perceberam que somente os cálculosatribuídos aos custos indiretos, somatizavam: Pagamento de salários improdutivos, perdas financeiras, redução de rendimento da produção, f alhas no cumprimento de prazos de entrega de produtos, etc. Prevencionismo nos Estados Unidos (Cronologia).
* 9. Em 1931, Heinrich, (membro de uma companhia de seguros dos Estados Unidos); Publicou um estudo onde afirmava existir uma relação de 4:1 entre oscustos indiretos e os custos diretos dos acidentes; Sua pesquisa foi fundamentada em dados médios da indústria americana da década de 20. Prevencionismo nos Estados Unidos (Cronologia).
* 10. Posteriormente, Blake analisou os resultados e, junto com Heinrich, formulou alguns princípios e sugestões. 1 - As empresas deveriam promover medidas mais importantes do que aquelas que visassem apenas àproteção social dos seus empregados, ou seja, as empresas deveriam, efetivamente, partir para evitar a ocorrência de acidentes. Prevencionismo nos Estados Unidos (Cronologia).
* 11. “os países em luta compreenderam que o vencedor seria aquele que tivesse melhor capacidade industrial e, para isto, era preciso manter maior número de trabalhadores em produção ativa”. Prevencionismo nos EstadosUnidos Resumo do Pensamento de Heinrich.
* 12. Em 1947, enfatizou a necessidade do estudo sobre os custos associados a quatro tipos de acidentes: 1. Lesões incapacitantes, 2. Casos de assistência médica, 3. Casos de primeiros socorros, 4. Acidentes sem lesões. Prevencionismo nos Estados Unidos Simulação.
* 14. Desenvolveu-se, nos Estados Unidos, uma conscientização no sentido de se valorizar osprogramas de prevenção de riscos de danos materiais. Estatística das Perdas Durante a década de 50, O Conselho Nacional de Segurança dos EUA concluiu o seguinte: No ano de 1965 o país havia perdido nos últimos dois anos: U$ 7,2 bilhões em acid. Com danos materiais 1. U$ 7,1 bilhões em acid. Com danos pessoais.
* 15. Em 1953, a Recomendação n. 97, da Conferência Internacional do Trabalho,especificou dois métodos básicos para a proteção da saúde dos trabalhadores: 1. Acompanhamento médico de cada trabalhador; 2. Medidas técnicas para prevenir, reduzir ou eliminar riscos do ambiente de trabalho. Definição de Ações Específicas.
* 16. Em 1966, publicou os resultados de seu estudo: Empresa: Companhia Siderúrgica Luckens Steel; Nº de Funcionários: mais de 5000; Local: Filadélfia; Nº...
tracking img