Doutrina social crista.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE 3
DISCUTINDO SOBRE A EXCLUSÃO SOCIAL

UCDB Virtual
OBJETIVO DA UNIDADE: Entender o fenômeno da exclusão social, suas causas, buscando alternativas para sua superação.

25

3.1 O Conceito de Exclusão
A importância da reflexão sobre o conceito de exclusão social não se limita apenas a satisfazer os interesses de conhecimento de uma comunidade científica nitidamente iluminista.Acreditamos que a partir da compreensão clara do que seja a exclusão social possamos estabelecer mecanismos de superação desse fenômeno que constitui um dos graves problemas enfrentados por todos os povos. A exclusão social é um tema presente em quase todos os setores sociais. Está presente na mídia, no discurso político, nos programas governamentais, nas reflexões de religiosos (as), organizações nãogovernamentais, enfim, faz parte do cotidiano das mais diferentes sociedades (WANDERLEY, 1999). O uso desmedido desse tema, ao contrário do que parece, não garante sua precisão conceitual. A exclusão social tornou-se um conceito guarda-chuva, ou uma “espécie de palavra-mãe (conceito horizonte) que abriga vários significados para reunir pessoas e grupos que são abandonados, desafiliados [...],deixados de lado, desqualificados [...] quer do mercado de trabalho, quer das políticas sociais[...]” (VÉRAS, 1999, p. 27). Nosso objetivo não é simplesmente discutir o conceito de exclusão social. Não pretendemos objetivar a precisão conceitual de um termo que habilite o(a) aluno(a) para um conhecimento meramente intelectual, completamente desvinculado de seu cotidiano. Se refletimos sobre oconceito de exclusão social, é apenas para entender esse fenômeno, suas causas, buscando alternativas para sua superação. Dentro da disciplina de Doutrina Social Cristã visamos também denunciar a exclusão como pecado social e, portanto, contrária ao projeto de Deus, idealizado na implantação de seu reino. Por ser um tema discutido em todos os setores da sociedade, existe uma abundância de referenciaisteóricos procurando compreender esse fenômeno. Para explicitar a noção do termo, arbitrariamente escolhemos os seguintes teóricos: Mariangela Belfiore Wanderley, Maura Pardini Bicudo Véras. Para enriquecer nossa reflexão, outros textos serão linkados, o que permitirá um maior aprofundamento sobre o assunto.

O Iluminismo, ou esclarecimento (em alemão Auf klär ung, em inglês enlightenment), foi ummovimento intelectual surgido na segunda metade do século XVIII (o chamado "século das luzes") que enfatizava a razão e a ciência como formas de explicar o universo (WIKIPÉDIA).

26

UCDB Virtual

3.2 Discutindo sobre a noção de exclusão
A partir da análise de Mariangela Belfiore Wanderley, o termo “exclusão” é bastante recente, sendo atribuído ao francês René Lenoir que cunhou essaexpressão em 1974. Aliás, é a partir da literatura francesa dos anos 90 e das reflexões de alguns teóricos brasileiros que a autora procura discutir a concepção do termo “exclusão”. A partir de Lenoir, a exclusão se configura como uma concepção social cuja origem remonta às sociedades modernas. Dentre suas causas, a autora salienta o “desordenado processo de urbanização, a inadaptação e uniformização dosistema escolar, o desenraizamento causado pela mobilidade profissional, as desigualdades de renda e de acesso aos serviços” (WANDERLEY, 1999, p.16). Conclui Lenoir que a exclusão não é um fenômeno que atinge apenas o mundo dos subproletários, mas um processo que atinge todas as camadas sociais. Embora tenha precisado o conceito de exclusão social adotado por René Lenoir, Mariangela B. Wanderleyalerta que a concepção do termo é ainda difusa. De fato é ainda um termo em construção. Abrigando em torno de si várias situações de rupturas do vínculo social como pessoas idosas, deficientes, minorias étnicas, desempregados de longa duração, jovens impossibilitados de ascender ao mercado de trabalho, o fenômeno da exclusão se torna vasto e de difícil delimitação. Um ponto importante ao se...
tracking img