A tecnologia rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A TECNOLOGIA RFID E OS BENEFÍCIOS DA ETIQUETA INTELIGENTE PARA OS NEGÓCIOS
Cláudio Gonçalves Bernardo *
RESUMO: Este artigo apresenta a Tecnologia de Identificação por Radiofreqüência e o Código Eletrônico de Produtos como possíveis substitutos dos códigos-de-barra, em um futuro não muito remoto. Expõe ainda a importância dessa tecnologia para o mercado de suprimentos, analisando as vantagens edesvantagens de sua implantação nos dias de hoje. PALAVRAS-CHAVE: Radiofreqüência, Etiqueta Inteligente, Etiqueta Eletrônica, Armazenamento. ABSTRACT: This article presents Radio Frequency Identification (RFID) and the Electronic Product Code as substitutes for bar codes, in the near future. This article also discusses how important this technology can be to the manufacturing supply chain,pointing out the advantages and disadvantages to implementing it nowadays. KEYWORDS: Radio Frequency, Intelligent Tags, Electronic Tags, Supply.

1. INTRODUÇÃO 1.1. Objetivos Especialistas em novidades da tecnologia afirmam que mais cedo ou mais tarde as etiquetas inteligentes estarão nos produtos que qualquer consumidor vier a comprar. Afirmam que esses pequenos chips revolucionarão a logística deestoque. Esses especialistas acreditam que essa etiqueta inteligente revolucionará o rastreamento e o gerenciamento de todo o processo, desde equipamento industrial a produtos farmacêuticos. Colocando-se uma etiqueta em uma peça ou uma embalagem, um objeto “passará informações” sempre que receber um sinal de rádio de um sensor de rastreio. O objetivo deste artigo é apresentar a Tecnologia deIdentificação por Rádiofreqüência (Radio Frequency Identification – RFID), demonstrando como a etiqueta inteligente já está revolucionando o mercado, e quais são as suas vantagens e desvantagens.

* Graduado em PEDAGOGIA ( UERJ ) e ECONOMIA ( FITO ), Especialista em ANÁLISE DE SISTEMAS ( JMS / PUC-RJ ), Mestrando em ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ( IPT / USP ) e Professor de Cursos de Tecnologia deInformação na UNIBERO. Trabalha em Desenvolvimento de Projetos há 14 anos. ( Set / 2004 ).

2

1.2. Justificativa A justificativa de tanta importância em torno da identificação por freqüência de rádio deve-se à possibilidade de reconhecimento de produtos com potenciais ganhos de eficiência e novos horizontes de serviços ao longo da cadeia de abastecimento, trazendo para os dias atuais possibilidadesanteriormente constantes apenas no imaginário dos grandes empresários. Surgem então notícias de que algumas empresas estão investindo maciçamente nessa tecnologia. A empresa norte-americana Gillette encomendou cerca de 500 milhões de chips RFID, jogando a tecnologia no noticiário popular. Outra notícia surgiu dizendo que a Boeing e a Airbus – as duas maiores fabricantes de aviões do planeta exigirãode seus mais de 2 mil fornecedores a identificação de peças de aviões e motores utilizando essa tecnologia já no próximo ano, com a justificativa de que desejam evitar erros de manufatura. [ 3 ] A rede de supermercados Wal-Mart confirmou a exigência feita a seus fornecedores de que todos os produtos vendidos pela rede precisarão conter etiquetas RFID até janeiro de 2005. A Microsoft está entrandono jogo com o anúncio de que pretende desenvolver softwares e serviços para suportar o uso de RFID nos setores industrial e de varejo. [ 1 ] [ 10 ] O interesse da Gillette por RFID advém principalmente de seu desejo de solucionar furtos de lâminas de barbear, enquanto que os fabricantes de cigarro querem aderir a RFID em um esforço para deter o roubo interestadual de cigarros. Para efeito decomparação, a etiqueta de identificação por radiofreqüência é considerada a sucessora do código de barra, utilizado em todo o mundo. Mesmo com a trajetória de RFID sendo visível, a velocidade de sua adoção é mais incerta. Atualmente, o chip de identificação de radiofreqüência mais barato ainda custa, nos EUA, cerca de 25 centavos de dólar cada na compra de um milhão de chips, enquanto no Brasil,...
tracking img