Tempo integral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

De acordo com Aranha compreende-se que o um dos marcos da educação no Brasil, foi o movimento denominado Escola Nova, ocorrido na primeira metade do século XX. Este movimento incentivava a adoção de uma educação integral, que pudesse formar o aluno de forma global (intelectual, moral, física), pedia-se por uma educação ativa, prática, na qual seriam adotados trabalhos manuais eexercícios de autonomia. Essa visão ampliada da prática educacional trouxe transformações grandiosas para o sistema educacional no país, seus efeitos repercutem até os dias atuais fazendo com que os governantes repensem as práticas e os projetos educacionais em prol de uma educação plena e de qualidade.
Assim, nos dias atuais, quando se fala em PETI – Projeto Escola de Tempo Integral, amemória remete-se a Anísio Teixeira e a Escola Nova, pois este a vê “(...) não como ruptura com a Escola Tradicional, mas como a subsistência dos seus aspectos positivos e uma reformulação didática”, de acordo com Nunes (2010, p.48).
Segundo a autora supracitada, a educação no Tempo Integral é um projeto que se difere da escola tradicional, pois foi criada pelo governo visando atender crianças eadolescentes num período de tempo maior que o costumeiro de apenas um turno, em torno de uma proposta pedagógica que atenda ás necessidades básicas dos alunos que freqüentam a rede pública de ensino, seja ela de âmbito municipal ou estadual.
O Projeto Escola de Tempo Integral oferece uma educação que vai além daquela oferecida no turno regular, disponibilizando oficinas pedagógicas noturno inverso, a fim de atender os estudantes de forma completa. Além de profissionais capacitados e materiais didáticos, cada estudante recebe no mínimo três refeições diárias, garantindo melhores condições de aprendizado, contribuindo assim para uma formação integral. O programa é destinado a crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo e também aqueles que necessitam de uma intervençãopedagógica no processo de ensino-aprendizagem, dando oportunidade para uma melhor qualidade de ensino, na medida em que são trabalhadas todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologias diversificadas.
A essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo as aulas e projetos integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando oaproveitamento escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo também alternativa para a redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção de idade.
O projeto visa trazer para os educandos aprimoramento nas áreas de conhecimento trabalhadas em sala de aula regular, através da exploração da ludicidade, efetuando também oficinas que ressaltama importância de cultivar bons hábitos alimentares e de higiene, suprir a falta de opções oferecidas pelos pais no campo social, cultural, esportivo e tecnológico, levando-os a uma formação mais ampla e concreta.
A educação integral é uma metodologia de concepção humana constante, idealizando a edificação do ser humano. E nesse sentido, a educação integral corresponde a todos os aspectosdo desenvolvimento humano.
Sobre isso Bakunin (1979, p.38) apud Ferreira (2007, p.19) salienta que:

[...] para que os homens sejam morais, isto é, homens completos no sentido mais lato de termo, são necessárias três coisas: um nascimento higiênico, uma instrução racional e integral, acompanhada de uma educação baseada no respeito pelo trabalho, pela razão, pela igualdadee pela liberdade, e um meio social em que cada indivíduo, gozando de plena liberdade, seja realmente de direito e de fato, igual a todos os outros.

Darcy Ribeiro foi idealizador dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) na cidade do Rio de Janeiro como escolas de horário integral. Ramalho (2003, p.33) diz que “Ribeiro expunha uma pequena “utopia” um desenvolvimento justo para...
tracking img