LiberaIismo, Socialismo, Anarquismo e Doutrina Social Cristã

612 palavras 3 páginas
LiberaIismo, Socialismo, Anarquismo e Doutrina Social Cristã

ESCOLA DE MANCHESTER OU ESCOLA CLÁSSICA
-Foram Impulsionados pelas Revolução Industrial ( Inglaterra )
- Principal teórico > Adam Smith ( 1723 - 1790 )
- " A Riqueza das Nações" - Liberdade econômica, de comércio e de contrato, inviolabilidade da propriedade privada, de defesa do individualismo econômico, entre outros.
- Thomas Robert Matheus ( 1766 - 1834 )
- " Ensaios sobre princípios da poplulação" - Para ele o crescimento da populção da população ocorrida numa progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos aumentava numa progressão aritmética.
- David Ricardo ( 1772 - 1823 )
- "Princípios de economia tributária" - Contemporâneo de Malthus, incorporou a teoria sobre a população. Em seus estudos concluiu que o custo da produção determinava o valor dos bens.
- John Stuart Mill ( 1806 - 1873 )
- " Princípio de economia política" - Discordamos dos seus antecessores, afirmava que no que diz respeito as condições sociais, " Quando a propriedade não facilita as coisas, ela é injusta". Rejeitando a estrutura capitalista de sua época, sobretudo, no antagonismo entre ricos e pobres, previu que a implantação de um novo sistema poderia ajudar na superação dessas contradições.
- SOCIALSMO UTÓPICO
- Conhecidos também como românticos, conceberam uma sociedade ideal sem levar em conta as dificuldades ou mesmo a impossibilidade de se atingir tal sociedade. Desejavam um mundo não-capitalista, onde homens e mulheres viveriam em harmonia, sem competir entre si.
- Os principais pensadores: Saint-Simon, Charles Fourier, Robert Owen.
- SOCIALISMO CIENTÍFICO
- O avançõ técnico permitia o domínio crescente sobre a natureza e o enriquecimento de alguns homens. Por outro lado a classe operária era cada vez mais explorada e empobrecida. Portanto, era fundamental estudar os fatores materiais ( econômicos e técnico ) e a forma como os bens eram produzidos, para poder compreender a sociedade e explicar sua

Relacionados