A doutrina keynesiana é uma teoria econômica que ganhou destaque no início da década de 1930, no momento em que o capitalismo vivia uma de suas mais graves crises. Nesta época, as nações capitalistasgeriam o campo econômico com base nas teorias estabelecidas por liberalismo clássico, doutrina econômica onde se defendia a idéia de que o desenvolvimento econômico de uma nação estaria atrelado a umprincípio de não-intervenção do Estado na economia.
No Brasil, o pensamento keynesiano vigorou até final dos anos 80,principalmente no que diz respeito ao Estado interventor. Ou seja,a forteintervenção do Estado na economia brasileira, entre asdécadas de 50 e 80, foi realizada com base teórica fundamentadano pensamento de Keynes.

De fato, a proposta keynesiana tem como ponto fundamentalrevisar as teorias liberais lançadas pelo teórico Adam Smith, principalmente, no que se refere às novas configurações assumidas pela economia capitalista. O principal responsável por tal exercício derevisão do liberalismo foi o economista britânico John Maynard Keynes, que em sua obra “Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro” abalou profundamente os pressupostos do liberalismo econômico,mostrando a inexistência do princípio do equilíbrio automático na economia capitalista.
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simplesobservação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que no momento em que as empresas tendem ainvestir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.

Dessa maneira, para que essa situação fosse evitada, o keynesianismo defende anecessidade do Estado em buscar formas para se conter o desequilíbrio da economia. Entre outras medidas, os governos deveriam aplicar grandes remessas de capital na realização de investimentos que... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Doutrina keynesiana. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Doutrina-Keynesiana/404630.html

MLA

"Doutrina keynesiana" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Doutrina-Keynesiana/404630.html>.

MLA 7

"Doutrina keynesiana." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Doutrina-Keynesiana/404630.html>.

CHICAGO

"Doutrina keynesiana." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Doutrina-Keynesiana/404630.html.